AMAZONAS MEIO AMBIENTE

Chuvas intensas elevam risco de leptospirose no Amazonas

FVS-RCP reforça medidas de prevenção e alerta para cuidados com água e lama contaminadas durante o período chuvoso

O Amazonas atravessa um período de chuvas intensas, que eleva o risco de transbordamentos de rios, alagamentos e enxurradas em áreas urbanas e rurais. Diante desse cenário, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta, nesta quarta-feira (28/01), a população para a adoção de medidas preventivas essenciais, a fim de reduzir o risco de contaminação por águas contaminadas.

Entre as principais preocupações neste período está a leptospirose, uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Leptospira. A transmissão ocorre, sobretudo, pelo contato da pele ou das mucosas com água ou lama contaminadas pela urina de roedores, especialmente ratos. Mesmo pequenas lesões na pele podem facilitar a infecção, que tende a se intensificar em situações de alagamentos e enchentes.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, orienta que a população evite o contato com água de enchentes e lama. “Quem teve contato com alagação e apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, principalmente nas panturrilhas, ou mal-estar, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e informar ao médico sobre essa exposição”, destaca.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, a prevenção e o acesso à informação são fundamentais para reduzir o impacto das doenças associadas ao período chuvoso. “A adoção de medidas simples de proteção e a procura precoce pelos serviços de saúde fazem a diferença na redução de casos e na gravidade das doenças nesse período”, ressalta.

Medidas de prevenção

Quando não for possível evitar o contato com áreas alagadas, a orientação é utilizar botas, luvas ou sacos plásticos bem vedados nos pés e nas mãos. Também é fundamental manter alimentos e água potável devidamente protegidos, realizar a limpeza e desinfecção dos ambientes atingidos por enchentes com água sanitária e reforçar o controle de roedores.

Via Agência Amazonas

Postagens relacionadas

Presidente da Aleam, Roberto Cidade recebe PPA do titular da Sedecti, secretário Serafim Corrêa

Jamil Maciel

PIM alcança faturamento expressivo em agosto, com expectativas de recorde de vendas até o final do ano

Paulo Apurina

Em Brasília, Ministério Público do Amazonas e Ministério da Justiça costuram melhorias para ampliar a estrutura do Gaeco/AM

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights