AMAZONAS ELEIÇÕES MANAUS POLÍTICA

Cidade tem quase o dobro de intenções de voto sobre Alberto Neto em Manaus

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), e o deputado federal Alberto Neto (PL/AM), adversários nas eleições de 2024, têm registrado evolução diferente na disputa à Prefeitura de Manaus. De acordo com o estudo publicado nesta sexta-feira, 13, pelo Instituto Pontual Pesquisas, o candidato do União Brasil registra 21,1% das intenções de voto, contra 11,3% do candidato do PL. Os dados indicam que Cidade tem quase o dobro da preferência do eleitorado em relação a Alberto Neto.

O quadro evolutivo da Pesquisa Pontual, mostra que no dia 2 de agosto, ainda durante a pré-campanha e no período da realização das convenções eleitorais, Cidade e Alberto Neto estavam tecnicamente empatados. O presidente da Aleam registou 15,6% de intenção de votos, enquanto Alberto Neto 10,5%, ou seja uma diferença ainda dentro da margem de erro. 

No dia 17 de agosto, o instituto publicou nova pesquisa mostrando uma leve queda de ambos os candidatos, mas ainda com Roberto Cidade na frente com 15% e Alberto Neto 10,1%. A 23 dias do 1º turno, nova rodada da Pontual, revela um expressivo crescimento do candidato do União Brasil com 21,1% contra 11,3% do candidato do PL. 

Para Eric Barbosa, que analisou os números em entrevista concedida nesta sexta no jornal BandNews Amazônia 1º edição, aos jornalistas Rafael Campos, Dhyene Brissow e Paula Litaiff, ainda não é possível cravar o grau de influência do eleitor bolsonarista. No entanto, o manauara com esse perfil deve definir seu candidato na reta final da campanha e isso pode definir ou não quem irá ao 2º turno. De olho no eleitor bolsonarista e de direita, Roberto Cidade e Alberto Neto construíram chapas na tentativa de capitalizar esse perfil.

Sobre o grau de transferência de voto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eric acredita que ainda existe grande influência, mas que o manauara não está “dentro dessa dualidade entre esquerda e direita”. No entanto, para ele só vai ser possível afirmar quanto pode impactar quando Bolsonaro vier a capital.

“Os estudos internos já apontavam que o presidente Lula não tinha uma aprovação satisfatória em Manaus e uma transferência de votos. Comparando com Bolsonaro, o ex-presidente transfere muito mais votos para o eleitorado dele quando comparado ao Lula. O comportamento do eleitor bolsonarista é que ele tende a fazer uma migração de votos no final da eleição. A pergunta é: se houver essa migração de voto do candidato bolsonarista, será que é o suficiente para encostar em um candidato que está quase 10% na frente?”, indagou.  

Movimentação

Tanto Alberto Neto e Roberto Cidade realizaram movimentações políticas desde que manifestaram o desejo de concorrer na eleição em busca de ampliar o capital político e tornar a candidatura competitiva dentro do grupo do governador Wilson Lima (União). No entanto, foi Roberto Cidade quem demonstrou mais êxito e articulação política e conquistou a indicação do grupo. 

Cidade tem como vice o coronel da reserva Alfredo Menezes (Progressistas), compadre e amigo de Jair Bolsonaro (PL), enquanto Alberto Neto tem o apoio declarado do ex-presidente e tem como vice, Maria do Carmo Seffair (Novo), de direita e outsider, ou seja, nunca disputou cargo público.

Para o diretor da Pontual Pesquisas, Eric Barbosa, a partir de agora, o eleitor da capital começará a definir o voto. Para ele, o início da propaganda eleitoral, pode ter influenciado no crescimento da intenção de votos do candidato de Wilson Lima que detém 14 minutos do tempo de TV, o maior tempo em tela

“Ocorreu um acréscimo de mais de 10% de eleitores que afirmam que estão decidindo seu voto em Manaus, em comparação às pesquisas anteriores. Ou seja, conforme vai chegando mais perto do dia da votação, a eleição vai esquentando e esse eleitor vai recebendo mais informações por meio das redes sociais, televisão e no dia a dia e enxerga a necessidade de definir o voto”, afirmou. 

Eric completou afirmando que esse eleitor tem migrado para Roberto Cidade e que essa definição de voto foi observada na última terça-feira, 11. 

“Temos acompanhado os últimos estudos internos mostrando a questão da subida do candidato Roberto Cidade, acima dos 21% para disputar o segundo turno, com o atual prefeito David Almeida. Isso é uma reviravolta na eleição pois Amon é que estava em segundo mas teve uma avaliação negativa para a casa dos 15%”, apontou. 

Cidade e Alberto Neto

Para o diretor da Pontual Pesquisa os números mostram que as duas maiores estruturas de campanha, David Almeida e Roberto Cidade, começam a transferir esse peso e transformá-lo em intenção de votos. 

Sobre Marcelo Ramos, ele acredita que o candidato de Lula deve ter dificuldades para crescer na intenção de votos devido a rejeição e a dificuldade de transferência de votos do atual presidente da República para ele. 

Marcelo Ramos é o terceiro mais rejeitado com 18,7% atrás de David Almeida com 22% e Amom Mandel com 21,3%. Alberto Neto é o quarto em rejeição com 8,5% e Roberto Cidade com 6,8%. 

Via Cenarium

#eleiçõesmanaus2024 #robertocidade #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Sine Manaus oferta 304 vagas de emprego nesta sexta-feira, 14/6

Paulo Apurina

Prefeitura reúne secretarias municipais para alinhar ações estratégicas da operação integrada do ‘Réveillon 2024’

Jamil Maciel

Roberto Cidade reforça pedido por instalação de unidade do Cetam em Santo Antônio do Matupi, em Manicoré

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights