AMAZONAS ELEIÇÕES MANAUS POLÍTICA

Cidade tem quase o dobro de intenções de voto sobre Alberto Neto em Manaus

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), e o deputado federal Alberto Neto (PL/AM), adversários nas eleições de 2024, têm registrado evolução diferente na disputa à Prefeitura de Manaus. De acordo com o estudo publicado nesta sexta-feira, 13, pelo Instituto Pontual Pesquisas, o candidato do União Brasil registra 21,1% das intenções de voto, contra 11,3% do candidato do PL. Os dados indicam que Cidade tem quase o dobro da preferência do eleitorado em relação a Alberto Neto.

O quadro evolutivo da Pesquisa Pontual, mostra que no dia 2 de agosto, ainda durante a pré-campanha e no período da realização das convenções eleitorais, Cidade e Alberto Neto estavam tecnicamente empatados. O presidente da Aleam registou 15,6% de intenção de votos, enquanto Alberto Neto 10,5%, ou seja uma diferença ainda dentro da margem de erro. 

No dia 17 de agosto, o instituto publicou nova pesquisa mostrando uma leve queda de ambos os candidatos, mas ainda com Roberto Cidade na frente com 15% e Alberto Neto 10,1%. A 23 dias do 1º turno, nova rodada da Pontual, revela um expressivo crescimento do candidato do União Brasil com 21,1% contra 11,3% do candidato do PL. 

Para Eric Barbosa, que analisou os números em entrevista concedida nesta sexta no jornal BandNews Amazônia 1º edição, aos jornalistas Rafael Campos, Dhyene Brissow e Paula Litaiff, ainda não é possível cravar o grau de influência do eleitor bolsonarista. No entanto, o manauara com esse perfil deve definir seu candidato na reta final da campanha e isso pode definir ou não quem irá ao 2º turno. De olho no eleitor bolsonarista e de direita, Roberto Cidade e Alberto Neto construíram chapas na tentativa de capitalizar esse perfil.

Sobre o grau de transferência de voto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eric acredita que ainda existe grande influência, mas que o manauara não está “dentro dessa dualidade entre esquerda e direita”. No entanto, para ele só vai ser possível afirmar quanto pode impactar quando Bolsonaro vier a capital.

“Os estudos internos já apontavam que o presidente Lula não tinha uma aprovação satisfatória em Manaus e uma transferência de votos. Comparando com Bolsonaro, o ex-presidente transfere muito mais votos para o eleitorado dele quando comparado ao Lula. O comportamento do eleitor bolsonarista é que ele tende a fazer uma migração de votos no final da eleição. A pergunta é: se houver essa migração de voto do candidato bolsonarista, será que é o suficiente para encostar em um candidato que está quase 10% na frente?”, indagou.  

Movimentação

Tanto Alberto Neto e Roberto Cidade realizaram movimentações políticas desde que manifestaram o desejo de concorrer na eleição em busca de ampliar o capital político e tornar a candidatura competitiva dentro do grupo do governador Wilson Lima (União). No entanto, foi Roberto Cidade quem demonstrou mais êxito e articulação política e conquistou a indicação do grupo. 

Cidade tem como vice o coronel da reserva Alfredo Menezes (Progressistas), compadre e amigo de Jair Bolsonaro (PL), enquanto Alberto Neto tem o apoio declarado do ex-presidente e tem como vice, Maria do Carmo Seffair (Novo), de direita e outsider, ou seja, nunca disputou cargo público.

Para o diretor da Pontual Pesquisas, Eric Barbosa, a partir de agora, o eleitor da capital começará a definir o voto. Para ele, o início da propaganda eleitoral, pode ter influenciado no crescimento da intenção de votos do candidato de Wilson Lima que detém 14 minutos do tempo de TV, o maior tempo em tela

“Ocorreu um acréscimo de mais de 10% de eleitores que afirmam que estão decidindo seu voto em Manaus, em comparação às pesquisas anteriores. Ou seja, conforme vai chegando mais perto do dia da votação, a eleição vai esquentando e esse eleitor vai recebendo mais informações por meio das redes sociais, televisão e no dia a dia e enxerga a necessidade de definir o voto”, afirmou. 

Eric completou afirmando que esse eleitor tem migrado para Roberto Cidade e que essa definição de voto foi observada na última terça-feira, 11. 

“Temos acompanhado os últimos estudos internos mostrando a questão da subida do candidato Roberto Cidade, acima dos 21% para disputar o segundo turno, com o atual prefeito David Almeida. Isso é uma reviravolta na eleição pois Amon é que estava em segundo mas teve uma avaliação negativa para a casa dos 15%”, apontou. 

Cidade e Alberto Neto

Para o diretor da Pontual Pesquisa os números mostram que as duas maiores estruturas de campanha, David Almeida e Roberto Cidade, começam a transferir esse peso e transformá-lo em intenção de votos. 

Sobre Marcelo Ramos, ele acredita que o candidato de Lula deve ter dificuldades para crescer na intenção de votos devido a rejeição e a dificuldade de transferência de votos do atual presidente da República para ele. 

Marcelo Ramos é o terceiro mais rejeitado com 18,7% atrás de David Almeida com 22% e Amom Mandel com 21,3%. Alberto Neto é o quarto em rejeição com 8,5% e Roberto Cidade com 6,8%. 

Via Cenarium

#eleiçõesmanaus2024 #robertocidade #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Amazonas não registra óbito por Covid-19, aponta boletim da FVS-RCP deste domingo (14/11)

Paulo Apurina

Prefeitura homenageia recém-aposentados no programa de acolhimento ‘Feliz Vida Nova’ da Manausprev

Jamil Maciel

Prefeitura disponibiliza 36 pontos de coleta seletiva de lixo em Manaus

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights