AMAZONAS BRASIL CULTURA

CMA inaugura espaço cultural para aproximar sociedade civil da história do Exército na Amazônia

O general do Exército do CMA (Comando Militar da Amazônia), Augusto Ferreira Costa Neves, apresentou nesta quinta-feira (15), o novo espaço interativo Espaço Cultural Capitão Mor Pedro Teixeira. A iniciativa do Comando Militar é poder aproximar a história da conquista das forças armadas da Amazônia na sociedade civil por meio de excursões escolares.  

De acordo com o comandante o espaço cultural dentro do ambiente há painéis eletrônicos que contam vários momentos e atualidades da Amazônia a exemplo da economia regional. 

“O Exército serve a Não, serve ao seu povo, por isso nos orgulhamos tanto dos laços que nos une a população e, também nos desempenhamos em atividades para a proteção dos povos originários, sem contar que junto dos órgãos estaduais, municipais e federais fazemos o nosso papel de mão amiga, que é poder levar assistência social onde podemos alcançar. Portanto, esse espaço não é apenas um espaço, mas representa fortemente todo o trabalho que desenvolvemos em favor do povo amazônida”, explica. 

Para o coronel do Exército da reserva, Rui Pontes, que está contrato como “Prestação de tarefa por tempo certo” desempenhando o serviço de assessor cultural e pesquisador de história militar, justifica que a ideia do espaço cultural surgiu para fortalecer ainda mais as homenagens aos trabalhos das forças armadas. 

“Na entrada do CMA existe a praça da integração onde está uma aeronave da força aérea brasileira, uma embarcação da Marinha do Brasil e veículo terrestre do Exército, representando que ação militar na Amazônia não se faz sozinho, além dele tem o ‘Memorial da Amizade’, o qual todos órgãos que passam na sede deixam lembranças. Portanto, esses espaços que contêm a história das tradições e raízes na carreira militar, são de grande importância, pois o povo que respeita a sua cultura, conhece a sua origem e sabe como chegou até aqui, estudará melhor como evoluir”, conta.  

Novidades 

O general Costa Neves ressalta que cada painel disponível no salão do Espaço Cultural Capitão Mor Pedro Teixeira está em transição para ser aplicado diversos quiz, que é um jogo de perguntas e respostas, no objetivo de aumentar a curiosidade e interação dos estudantes. 

“Cada painel tem uma especificação uns falam da história da conquista, ocupação e consolidação da Amazônia. Já outro que retrata sobre curiosidades e lendas, Comando Militar para falar um pouco de operações na Selva e emprego de recursos, sem contar das atualidades da cidade de Manaus, do Amazonas”, disse. 

O comandante também informa que há um grande projeto chamado “Museu Militar da Amazônia”. 

“Já temos o projeto, mas ainda não foi iniciado e nem aprovado, porque ainda entrará no planejamento, para poder entrar a seguir no plano estratégico do Exército ao final deste processo, poderá começar a construção deste projeto. Dentro do Museu estará concentrado um centro militar de área da Amazônia, ou seja, cada unidade terá um espaço que poderá ter suas respectivas representações”, conclui.  

Via Jornal do Comercio

#cultura #jornaldocomercioamazonas #comandomilitardaamazônia #históriadoexécitonaamazônia #exércitobrasileiro #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

As políticas de gênero e diversidade em obras públicas do AM são tema de artigo em revista científica nacional

Vilhena

Bolsonaro recebe apoio de deputados reeleitos no Palácio da Alvorada

Paulo Apurina

Brasil é o primeiro país da América Latina com internet 5G

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights