AMAZONAS CULTURA Interior

Comissões da Assembleia Legislativa vão atuar durante o Festival Folclórico de Parintins

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Procuradoria Especial da Mulher e da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), vai atuar durante o 58º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho.

A Procuradoria Especial da Mulher, presidida pela deputada Alessandra Campelo (Podemos), vai levar para Parintins a campanha contra importunação sexual. O objetivo é impactar 10 mil pessoas durante os três dias de festival na Ilha Tupinambarana.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), há três anos vem apoiando a Procuradoria da Mulher da Aleam na campanha “Deixa de Enxerimento – importunação sexual é crime e dá cadeia”, que começou em 2022 e já levou conscientização e educação sobre os direitos das mulheres para 30 mil pessoas nas três edições anteriores.

“Apoiamos integralmente essa iniciativa, que já se consolidou como uma ação de grande relevância social e de conscientização. A presença da Assembleia no Festival de Parintins, por meio dessa campanha, tem sido fundamental para garantir informação, segurança e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres. É papel do poder público agir de forma preventiva e educativa, e a Aleam tem cumprido esse papel com responsabilidade e firmeza”, declarou o deputado-presidente.

>> Siga o canal do AM PIX no WhatsApp

De acordo com Alessandra Campelo, neste ano, o tema da campanha é “Seja um item nota 10 no Festival de Parintins – no dois pra lá, dois pra cá, respeite as mulheres e diga não à importunação sexual.” A meta é alcançar mais de 10 mil pessoas.

“Em 2025, a Procuradoria da Mulher novamente estará em Parintins para distribuir materiais informativos sobre a importunação sexual, que é um tipo de crime contra a mulher bastante registrado nos grandes eventos. É um trabalho de conscientização que se soma a ações de outros órgãos na Ilha”, afirmou a deputada.

A ação se dará em três momentos. Primeiro, a partir de quarta-feira (25/6), na saída das embarcações de Manaus para Parintins, com a distribuição de materiais informativos. Na Ilha dos bois Caprichoso e Garantido, a campanha acontecerá no Turistódromo da Praça da Catedral e junto às galeras dos bois Caprichoso e Garantido, que receberão materiais informativos e ventarolas com mensagem de respeito às mulheres e canais de denúncia.

Comissão de Defesa do Consumidor

O deputado estadual Mário César Filho (UB), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Aleam, confirmou a presença ativa da comissão durante o Festival de Parintins 2025, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho. A equipe atuará com atendimento direto ao público, ações de fiscalização e orientações sobre os direitos do consumidor.

Assim como em anos anteriores, a CDC contará com um stand fixo no Turistódromo, onde os consumidores poderão receber atendimento especializado, tirar dúvidas, fazer denúncias e obter orientações sobre como agir diante de práticas abusivas, como cobranças indevidas, preços excessivos ou prestação inadequada de serviços.

“A nossa missão é garantir que o consumidor tenha seus direitos respeitados durante todo o festival. Não vamos tolerar abusos ou práticas irregulares que prejudiquem a experiência de quem participa desse momento tão importante para o nosso estado”, afirmou o deputado Mário César Filho.

Além do atendimento no stand, a equipe da CDC também irá circular por pontos estratégicos da cidade, fiscalizando hotéis, restaurantes, serviços de transporte, comércios e demais estabelecimentos. O objetivo é coibir práticas lesivas e promover um ambiente de confiança e respeito ao consumidor.

“O Festival de Parintins é uma festa do povo e para o povo. É nosso dever assegurar que todos possam aproveitar com segurança, dignidade e respeito, sem serem explorados comercialmente”, reforçou o parlamentar.

Em 2024, mais de 10 mil pessoas foram atendidas, 235 denúncias registradas e cerca de 20 mil materiais informativos distribuídos. Este ano, a expectativa é ampliar esse alcance com a entrega de novos folhetos e ventarolas que indicarão a localização do stand da CDC e divulgarão informações importantes sobre os direitos dos consumidores.

— — —

Texto – Diretoria de Comunicação / Aleam

Foto – Miguel Almeida / Gabinete da deputada Alessandra Campelo

Postagens relacionadas

Terceira Câmara Cível aumenta valor de danos morais em caso de morte por complicações após cirurgia em hospital do interior

Paulo Apurina

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo

Paulo Apurina

TCE-AM conquista primeira medalha de ouro e segue para as finais da Olimpíada dos Tribunais de Contas 2022

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights