CULTURA

Como evitar brigas por causa de dinheiro no relacionamento

A educação financeira tem sido uma solução para muitas famílias que não sabiam o que fazer para sair do “vermelho” e voltar para uma zona de conforto

Muitos casais têm enfrentado dificuldades financeiras , principalmente ao longo deste período de pandemia. O desemprego tem abalado e provocado alterações na estrutura familiar. Mas, como lidar com essas dificuldades no casamento?

A educação financeira tem sido uma solução para muitas famílias que não sabiam o que fazer para sair do “vermelho” e voltar para uma zona de conforto.

A economista e planejadora financeira Cecília Perini dá algumas dicas de como evitar crises e também como sair delas. 

“Há diversas chances e oportunidades abertas para que os casais possam se organizar”, pontua.

Dicas da especialista para organizar as finanças sem brigas 

Compartilhamento de renda

Nem todos os casais têm o hábito de dividir com seu parceiro sua renda. Abrir uma conversa e falar sobre a receita e a saída de ambos, faz com que tenham controle sobre os caminhos econômicos.

Manter gastos essenciais

Ter consenso ao manter os gastos que são essenciais faz a total diferença. Se está fazendo algum gasto que não é essencial, deve-se fazer o corte deste gasto e planejar um novo uso para esse dinheiro.

Por tudo em uma planilha 

Registrar em uma planilha todos os gastos do mês, ajuda a fazer parâmetros com os meses anteriores e ter noção dos gastos e das economias feitas durante o período de crise financeira.

Conversas com as crianças

Conversar com os filhos ajuda muito a família a manter os gastos sob controle. Não alimentar as expectativas e vantagens ‘desnecessárias’ dos filhos faz com que eles tenham uma visão sobre o que está acontecendo.

Reserva emergencial

Se as melhorias forem acontecendo, ter uma reserva emergencial é importante. Separar do orçamento, não comprometido, 10% do que você ganha e guardar em uma conta permite uma segurança em casos extremos, evitando futuros empréstimos.

Casais já endividados

Se um casal já está endividado, vale a pena buscar uma boa conversa com as instituições nas quais o casal está no vermelho. Buscar parcelamento e baixa taxas de juros são boas alternativas que podem aliviar no bolso.

Reinventar

A perda da renda tem sido um dos principais motivos para crise financeira entre casais. Se reinventar, de maneira rápida e buscar uma nova forma de renda pode evitar um maior impacto. Inovação no profissional, um pequeno negócio com vendas é uma boa opção. 

Via FV

Postagens relacionadas

Categoria Ouro do 64ª Festival Folclórico do Amazonas inicia no dia 10 de julho

Paulo Apurina

Técnicos da Prefeitura de Manaus participam de oficina sobre intervenções no Centro Histórico de Manaus

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionadas para evento ‘Mulheres em Foco’

Jamil Maciel