Uncategorized

Conselheiro representa TCE-AM em posse da nova gestão da Defensoria Pública do Amazonas

Ao lado de autoridades públicas de todos os Poderes, o presidente da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, representou a Corte de Contas na solenidade de posse da nova gestão da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) para o biênio 2024-2026, nesta sexta-feira (15). A procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPC) do TCE-AM, Fernanda Cantanhede, também participou do evento.

O defensor Rafael Barbosa tomou posse como Defensor Público Geral e a defensora Karoline Santos como Subdefensora Pública Geral na solenidade que foi  realizada no auditório da Corte de Contas.

Rafael Barbosa ressaltou a atuação da instituição, os avanços dos últimos anos, mas reforçou a necessidade de interiorizar, ainda mais, os serviços para atendimento aos cidadãos do interior do Amazonas. “Um dos principais focos desta gestão será a interiorização dos serviços da Defensoria”, disse Rafael Barbosa.

O  Defensor Público Geral foi o mais votado entre os defensores públicos do Amazonas durante a eleição que definiu a lista tríplice de candidatos ao cargo, em dezembro de 2023, e indicado pelo governador Wilson Lima. Ele assume o cargo máximo da instituição pela terceira vez desde 2016. Já a recém-empossada subdefensora pública geral, Karoline Santos, está há 11 anos na instituição e era a titular da 5º Defensoria Pública do Tribunal do Júri.

O evento contou com a presença do governador Wilson Lima, que ressaltou a capacidade técnica e a experiência do defensor e o papel fundamental do órgão para a sociedade.

“A Defensoria tem um papel fundamental, sobretudo para garantir justiça a quem se deve à justiça, em especial ao pessoal que mora no interior do estado que na maioria das vezes não sabe que tem direitos a certos direitos. Então, a Defensoria Pública tem esse papel fundamental e eu estou vindo aqui como reconhecimento a esse trabalho que é feito pela Defensoria e para prestigiar também o retorno do Rafael (Barbosa) ao cargo de Defensor Público Geral. Entendendo a independência que há entre os poderes, mas há a necessidade da gente caminhar de forma harmônica”, disse o governador Wilson Lima.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), o desembargador João Simões, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o procurador geral do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), Alberto Rodrigues do Nascimento, além de autoridades locais,membros do Judiciário, gestores e servidores públicos de diversos órgãos.

Texto: Camila Carvalho
Foto: Janderlan Pacheco

#tceam #amazonas #dpam

Postagens relacionadas

Semana Santa: Confira os horários de funcionamento do comércio

Vilhena

Suframa recebe visita do embaixador dos Países Baixos no Brasil

Paulo Apurina

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, faz balanço dos primeiros 100 dias da 20ª Legislatura

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights