CULTURA MANAUS

De autoria de Caio André, projetos de incentivo à capoeira e sobre deficiência auditiva unilateral avançam na CMM

Na primeira votação após o recesso parlamentar, os vereadores também discutiram mais de 30 projetos

Dois Projetos de Lei de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), foram votados e avançaram para novas comissões nesta quarta-feira (02/08). As matérias, respectivamente, versam sobre o caráter educacional da capoeira e sobre a deficiência auditiva unilateral como deficiência sensorial. Na primeira votação após o recesso parlamentar, os vereadores ainda discutiram mais de 30 projetos.

O PL 402/2022, de autoria de Caio André, dispõe sobre a capoeira como uma manifestação cultural e esportiva. O projeto incentiva a celebração de parcerias para o ensino da prática nos estabelecimentos de educação básica, públicos e privados. A matéria foi discutida pelos parlamentares, teve o parecer da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) aprovado e seguiu para a 4ª Comissão de Educação.

O parlamentar lembrou que nesta quinta-feira (03/08) é comemorado o Dia da Capoeira. Para o vereador, a tramitação do projeto significa um estímulo à modalidade é a valorização da cultura do País.

“É uma daquelas boas coincidências. Há muitas escolas que utilizam a capoeira como uma ferramenta educacional, isso é de fundamental importância, e veio num dia correto, onde amanhã vamos estar comemorando o Dia Nacional da Capoeira”, afirmou o presidente da Casa Municipal.

Além da valorização cultural da modalidade, o projeto elenca benefícios da capoeira que vão desde a saúde física até a mental. A prática pode desenvolver a força corporal, flexibilidade, redução do estresse, ansiedade, perda de sobrepeso e interação social.

Outro projeto do parlamentar, o PL 014/2023, reconhece a deficiência auditiva unilateral como deficiência sensorial, do tipo auditiva. O vereador argumenta que a partir da aprovação do projeto, este grupo também terá direito a políticas públicas importantes como reservas de vagas em concursos públicos e contratação por empresas.

A matéria teve o parecer da 3ª comissão aprovado pelos vereadores e avançou para a 23ª Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Indicações – Três indicações do presidente da Casa também foram aprovadas na sessão plenária desta quarta-feira. Os requerimentos solicitam reparos na área do Dom Pedro e a construção de uma academia ao ar livre.

A primeira indicação é para a construção de uma cobertura da parada de ônibus na avenida Dom Pedro, zona centro-oeste da capital. A segunda indica a construção de um banheiro público na praça Pró-menor Dom Bosco, localizada na rua Manoel Borba Gato, bairro Dom Pedro.

A terceira indicação pede uma academia ao ar livre e arborização na rua Pico das Águas, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

Sessão plenária – A Reunião Ordinária desta quarta-feira, no plenário Adriano Jorge, foi a primeira com deliberação e votação de projetos desde o recesso parlamentar.  Ao todo, 32 Projetos de Lei foram discutidos pelos parlamentares.

Cinco projetos foram aprovados e seguiram para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Dois são de autoria do Executivo Municipal e autorizam a prefeitura a desafetar duas áreas nas comunidades Arthur Bernardes e Kako Caminho que serão doadas ao Governo do Estado. O objetivo é executar a construção de obras habitacionais.

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus divulga edital dos concursos públicos da CGM e da Semmas com mais de 60 vagas

Paulo Apurina

Divulgação do #SouManaus2023 durante Festival Folclórico de Parintins abordou mais de 70 mil pessoas em cinco dias de ação

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus estuda parceria com empresa chinesa para instalação de usina de resíduos sólidos

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights