AMAZONAS POLÍTICA SAÚDE

Deputado Adjuto Afonso comemora reajuste de auxílio para pessoas com sequelas da hanseníase


Nesta quarta-feira (15/4), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 220/2026, que reajusta o valor da complementação de aposentadoria por invalidez destinada a pessoas com sequelas permanentes da hanseníase (CID-10 A30).

A proposta teve origem em requerimento de autoria do deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), posteriormente encaminhado ao Governo do Amazonas.

Com a nova medida, o benefício passa a ser de R$ 1.621,00, valor equivalente ao atual salário mínimo nacional.

Defensor histórico da causa, Adjuto Afonso tem atuado de forma contínua para garantir a recomposição desse benefício, visando mais dignidade e qualidade de vida aos beneficiários. “Estamos falando de uma parcela da população que carrega sequelas profundas, não apenas físicas, mas também sociais. Este reajuste representa o reconhecimento da luta dessas pessoas e contribui para amenizar os efeitos das perdas inflacionárias ao longo dos anos”, destacou o parlamentar.

As despesas decorrentes da execução da lei correrão à conta das dotações específicas consignadas no Orçamento do Poder Executivo para a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).

A aprovação da matéria representa um avanço significativo para um grupo historicamente marginalizado. Adjuto Afonso reafirma seu compromisso com as pautas sociais e seguirá atuando em defesa de iniciativas que promovam justiça e inclusão.

Por Rosana Ramos

Foto: Ney Xavier


Postagens relacionadas

Conselheiro do TCE-AM destaca papel da sociedade na adaptação climática durante painel da COP30

Paulo Apurina

STF confirma autonomia dos Tribunais de Contas para condenar gestores em irregularidades

Paulo Apurina

Deputado Roberto Cidade defende proposta que contribui para diminuir as estatísticas de pessoas desaparecidas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights