SAÚDE

Dezembro Vermelho: SPA e Policlínica José Lins intensifica ações de testagem para HIV/AIDS

A unidade destaca que o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou mais de 2.500 testes rápidos para IST, em 2022

Em alusão à campanha Dezembro Vermelho, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. José Lins, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (07/12), uma ação para alertar sobre a importância do diagnóstico, prevenção e tratamento de HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da unidade intensificaram a realização de testes rápidos para identificação de HIV, sífilis e hepatites virais (B e C), que são disponibilizados gratuitamente para a população. Além disso, pacientes e acompanhantes receberam material informativo e orientações sobre as ISTs, a luta contra o preconceito e estigma relacionados à Aids.

A diretora da unidade, Rosana Silva, destacou que a campanha visa reforçar a necessidade da prevenção da infecção e do combate ao vírus, além de salientar o trabalho realizado no CTA para a testagem e diagnóstico precoce.

“O CTA é uma ferramenta fundamental para as pessoas que convivem com HIV, sífilis e hepatite viral, pois muitas das vezes, são portadoras do vírus, mas não sabem por não apresentarem os sintomas. Atuamos no diagnóstico e encaminhamos o paciente para o centro de referência, onde será iniciado o tratamento para garantir a qualidade de vida do paciente”, disse a diretora.

Centro de Testagem

O centro de testagem da policlínica oferece os serviços de aconselhamento com psicólogo, assistente social, enfermagem e orientação para o acompanhamento na rede de saúde para os casos positivos, com intuito de fortalecer a importância do diagnóstico precoce, acesso e adesão ao tratamento. Durante o ano de 2022, o local realizou ao total 2.735 testes para ISTs, dos quais apenas 82 testaram positivo.

Os testes podem ser feitos por pessoas acima de 18 anos e menores de idade acompanhados dos pais ou responsáveis, sendo necessário levar o cartão do SUS e um documento de identificação. Também são realizados aconselhamentos pré e pós-teste, uma conversa com os profissionais antes e depois da realização dos exames para acompanhamento e orientação dos casos.

Outras unidades

Além da Policlínica Gilberto Mestrinho, a rede estadual de saúde oferta os testes na Policlínica Antônio Aleixo, na zona leste; na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), na Cachoeirinha, zona sul; no CTA do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa, zona oeste; e na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), zona centro-oeste.

Na atenção básica, os testes são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e interior.

FOTOS: Divulgação SES-AM

Postagens relacionadas

Visa Manaus fiscaliza venda de alimentos suspeitos de falsificação em 25 supermercados da capital

Jamil Maciel

Prefeito de Manaus, David Almeida, anuncia fim da exigência do uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 16/03

Paulo Apurina

AÇÃO – Atividades do ‘Consultório na Rua’ da prefeitura são apresentadas aos conselheiros municipais de saúde

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights