SAÚDE

Dia de Luta Contra a Malária: FVS-RCP abre inscrições para Seminário Estadual com foco nas alterações climáticas

Seminário conta com concurso de fotografia e submissão de resumos científicos

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, anuncia, nesta sexta-feira (1º/03), a abertura das inscrições para a 7ª edição do Seminário Estadual em apoio ao Dia de Luta contra a Malária, no dia 25 de abril. As inscrições seguem até 31 de março e podem ser realizadas em https://abre.ai/i39Q.

Este ano, o evento tem como tema central “O impacto das alterações climáticas na incidência da malária no Amazonas”, destacando a ligação entre saúde pública e meio ambiente. A iniciativa também conta com inscrição para submissão de resumos científicos e concurso de fotografia, destacando os desafios da rotina de trabalho para o controle da malária.

O objetivo é promover a discussão sobre os desafios e estratégias na vigilância da malária nos municípios do Amazonas frente a eventos climáticos extremos, como a estiagem. O seminário visa reunir gerentes municipais de endemias, responsáveis técnicos de malária em área indígena, profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação.

“A iniciativa visa estabelecer, ainda, condições para uma discussão sobre a aplicabilidade de novas tecnologias no serviço de saúde voltado para a prevenção e controle da malária no Amazonas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O evento será realizado com palestras presenciais e virtuais com profissionais com expertise em malária da FVS-RCP e de instituições parceiras. A participação é gratuita e será emitido certificado para os participantes que se inscreverem e marcarem presença no evento.

Resumos e fotografias

A exposição dos dez resumos, selecionados pela comissão julgadora, será por meio de apresentações orais ou pôsteres, com a finalidade de promover a discussão sobre desafios e estratégias usadas na vigilância e controle de malária, além da valorização da atuação para controle da doença no Amazonas. O edital para a submissão de resumos científicos está disponível em: https://abre.ai/i4aC.

Para o concurso de fotografia, com o tema do evento (“A Malária e o Meio Ambiente no Amazonas”), tem por objetivo ilustrar a atuação do controle da malária, as inscrições devem ser realizadas por meio de envio da fotografia para o e-mail disponível no edital específico para o concurso, disponível em: https://abre.ai/i4aI.

Sobre a malária no Amazonas

O Amazonas continua a ser uma das regiões mais afetadas pela malária no Brasil. A compreensão do impacto das alterações climáticas na transmissão da malária é fundamental para o desenvolvimento de estratégias, ainda mais eficazes de prevenção e controle da doença.

Fonte: Secom

Foto: Antônio Lima

Postagens relacionadas

​IMUNIZAÇÃO – Vacinação contra Covid-19 ocorre em 75 pontos mantidos pela prefeitura de terça a sexta-feira

Paulo Apurina

Brasil monitora surto de vírus respiratório na China

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus amplia oferta da inserção do DIU para mais 10 Unidades de Saúde

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights