SAÚDE

Dia de Luta Contra a Malária: FVS-RCP abre inscrições para Seminário Estadual com foco nas alterações climáticas

Seminário conta com concurso de fotografia e submissão de resumos científicos

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, anuncia, nesta sexta-feira (1º/03), a abertura das inscrições para a 7ª edição do Seminário Estadual em apoio ao Dia de Luta contra a Malária, no dia 25 de abril. As inscrições seguem até 31 de março e podem ser realizadas em https://abre.ai/i39Q.

Este ano, o evento tem como tema central “O impacto das alterações climáticas na incidência da malária no Amazonas”, destacando a ligação entre saúde pública e meio ambiente. A iniciativa também conta com inscrição para submissão de resumos científicos e concurso de fotografia, destacando os desafios da rotina de trabalho para o controle da malária.

O objetivo é promover a discussão sobre os desafios e estratégias na vigilância da malária nos municípios do Amazonas frente a eventos climáticos extremos, como a estiagem. O seminário visa reunir gerentes municipais de endemias, responsáveis técnicos de malária em área indígena, profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação.

“A iniciativa visa estabelecer, ainda, condições para uma discussão sobre a aplicabilidade de novas tecnologias no serviço de saúde voltado para a prevenção e controle da malária no Amazonas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O evento será realizado com palestras presenciais e virtuais com profissionais com expertise em malária da FVS-RCP e de instituições parceiras. A participação é gratuita e será emitido certificado para os participantes que se inscreverem e marcarem presença no evento.

Resumos e fotografias

A exposição dos dez resumos, selecionados pela comissão julgadora, será por meio de apresentações orais ou pôsteres, com a finalidade de promover a discussão sobre desafios e estratégias usadas na vigilância e controle de malária, além da valorização da atuação para controle da doença no Amazonas. O edital para a submissão de resumos científicos está disponível em: https://abre.ai/i4aC.

Para o concurso de fotografia, com o tema do evento (“A Malária e o Meio Ambiente no Amazonas”), tem por objetivo ilustrar a atuação do controle da malária, as inscrições devem ser realizadas por meio de envio da fotografia para o e-mail disponível no edital específico para o concurso, disponível em: https://abre.ai/i4aI.

Sobre a malária no Amazonas

O Amazonas continua a ser uma das regiões mais afetadas pela malária no Brasil. A compreensão do impacto das alterações climáticas na transmissão da malária é fundamental para o desenvolvimento de estratégias, ainda mais eficazes de prevenção e controle da doença.

Fonte: Secom

Foto: Antônio Lima

Postagens relacionadas

Prefeitura discute fluxo de diagnóstico de câncer de mama na Rede de Atenção à Saúde de Manaus

Jamil Maciel

Governo do Amazonas apoia pesquisa pioneira sobre vírus oncogênicos na tireoide

Vilhena

Profissionais da Saúde de Manaus recebem capacitação para o atendimento de crianças e adolescentes com tuberculose

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights