POLÍTICA

Educando pela Cultura debate desafios das mulheres e o enfrentamento contra o machismo

Nesta sexta-feira (10), no Auditório Senador João Bosco, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realizou uma nova edição do Programa Educando pela Cultura com o tema “Mulher: Formação Profissional, Tarefas Domésticas, Criação dos Filhos e Autonomia Emocional”.

Além de servidoras e servidores, o público de mais de 50 ouvintes também contou com a presença de alunas e alunos da Escola Estadual Homero de Miranda Leão, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Para a coordenadora do Educando pela Cultura, Jacy Braga, o evento alcançou o objetivo de promover um debate muito atual. “Nós convidamos palestrantes que são muito atuantes nas questões de educação e diversidade e atuam com trabalhos voltados para o combate à violência contra a mulher. No geral, o evento foi muito surpreendente, principalmente pela presença dos estudantes da Escola, que foram muito participativos, perguntaram bastante e levantaram outros temas, então foi muito proveitoso”, avaliou.

A palestrante Lidyane Cavalcante, docente e pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), falou sobre os avanços desses debates nas instituições. “O debate avança na medida em que temos oportunidade de falar, de desenvolver a temática e quebrar paradigmas de culturas que ainda temos de machismo, de preconceito, de discriminação. Agradecemos a Escola do Legislativo por abrir esse espaço, é um espaço de construção social e é isso que nós precisamos muito”, avaliou.

Para a palestrante Dora Brasil, que atua como assessora técnica-pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, é muito importante levar o debate desses temas aos alunos da escola pública. “É extremamente importante que a Escola do Legislativo coloque as questões da diversidade étnico-racial, da diversidade religiosa, da diversidade de gênero na pauta e dê a isso um caráter pedagógico, esclarecendo do que se trata. Isso é muito importante para o resgate da cidadania, importante para que a sociedade se eduque e entenda que o Brasil é um país diverso”, explicou.

A professora de filosofia da Escola Estadual Homero de Miranda Leão, Nazaré de Castro, considerou a atividade enriquecedora para as alunas e alunos que estiveram presentes.

“É muito importante a grande contribuição que eles recebem aqui. Eles participaram e falaram o que sentem, as alunas tiveram muita coragem de dizer o que elas pensam e querem. Hoje foi um dia marcante, eu fiquei emocionada”, contou.

Foto: Alberto César Araújo
Por Diretoria de Comunicação da Aleam

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas envia comitiva para acompanhar ministros do Governo Federal em Atalaia do Norte

Vilhena

Proposta de Roberto Cidade aperfeiçoa lei que estabelece atendimento diferenciado para pessoa com cardiopatia congênita

Jamil Maciel

Senador Omar Aziz dispara contra comentários da Ministra Marina Silva sobre a BR-319

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights