AMAZONAS MANAUS POLÍTICA SAÚDE

Elan Alencar preside audiência pública sobre as ações da Semsa no 1º quadrimestre de 2024

A reunião aconteceu no seio da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus e mostrou os avanços da Semsa no último quadrimestre.

O vereador Elan Alencar, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal (CMM), presidiu, na manhã da última quarta-feira (20/06), a Audiência Pública de Apreciação do Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2024, referente às ações executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Representando o titular da pasta de saúde do município, Dr Djalma Coelho, Nagib Salem, Vanilce Monteiro e demais técnicos da Semsa, e o membro da Comissão de Saúde, vereador Marcelo Serafim.

A prestação de contas realizada na Câmara Municipal à Comissão de Saúde, cumpre o que determina a legislação, com o objetivo de dar transparência à aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e monitorar, a cada quadrimestre, a execução da Programação Anual de Saúde (PAS).

Segundo dados da Semsa, no 1º quadrimestre, entre fevereiro e maio, a PAS compreendeu 32 indicadores de saúde, com metas estabelecidas para fortalecer a atenção à saúde de mulheres, crianças, indígenas, vigilância alimentar e nutricional, pacientes com condições crônicas, vacinação, entre outros.

De acordo com o vereador Elan Alencar, a audiência foi proveitosa e os números apresentados são satisfatórios. “Percebemos que a Secretaria e seus servidores trabalham com seriedade, compromisso e competência e a maioria dos indicadores estão acima da meta, isso demonstra o interesse da gestão com a saúde da nossa população de Manaus”, disse o parlamentar.

O presidente da Comissão de Saúde da CMM, apontou que os números positivos da Semsa refletem no âmbito nacional. “Tanto os números financeiros, quanto o cuidado em mostrar os gastos, como também os indicadores de saúde, demonstram claramente o porquê que a Semsa está entre as melhores do país, conseguindo novamente ser a primeira no Programa Previne Brasil. Portanto, agradeço o esforço da Secretaria e do prefeito David Almeida, que está comandando toda equipe”, pontuou Elan.

Por sua vez, o subsecretário de Gestão da Saúde, Nagib Salem, afirmou que a Semsa usa as metas como foco, fazendo planejamento para que todas sejam alcançadas.

“No dia de hoje, a gente veio na Casa do Povo, que é a Câmara Municipal, fazer essa apresentação e graças a Deus saímos daqui com a sensação de dever cumprindo, porque cerca de 92% de todas as metas tiveram êxito, e até ultrapassamos”, comemorou Nagib.

O secretário da pasta, Dr. Djalma Coelho, aproveitou a oportunidade para fazer um alerta, convocando as mulheres para que façam exames como forma de prevenção, pois o Estado do Amazonas tem o maior número de casos novos de câncer de colo do útero. E também apelou para que os parlamentares destinem emendas para a Secretaria de Saúde do Município, fortalecendo ainda mais as ações da Secretaria na sociedade.

Ponderações do presidente da Comissão de Saúde, vereador Elan Alencar

Durante a audiência pública, o vereador Elan Alencar, propôs para o vereador Marcelo Serafim, juntamente com a equipe da Semsa, para os próximos anos, que possam destinar emendas de bancada, para a construção de um anexo da Maternidade Moura Tapajós, para atendimentos de mulheres acometidas com câncer do colo do útero e câncer de mama. “Com essa construção, sabemos que ajudaremos, não somente as mulheres que moram na capital, mas também as que vêm do interior em busca de ajuda, são mulheres fragilidades por uma doença muito severa e que precisam de cuidados especiais”, disse o vereador.

Uma das questões levantadas pelo vereador Elan, foi o Chamamento dos aprovados no concurso da Semsa, um assunto questionado por seus pares durante sessão plenária, mas que foi esclarecido na audiência pública. “Faltam um pouco mais de 400 à serem chamados, já tivemos um grande avanço, pois dos 2 mil aprovados, 20% desistiram de seus cargos e já estamos reorganizando para essa finalização do chamamento, com as entregas das Unidade de Saúde Família (USF) até o final do deste ano”, disse o subsecretário Nagib.

O vereador parabenizou o prefeito David Almeida, pela premiação do SAMU Manaus, que ganhou a categoria Ouro 2024, em nível mundial, pelo compromisso com a melhoria da qualidade na prática dos cuidados ao paciente acometido por AVC. “É um orgulho muito grande ver a saúde municipal se destacando mundialmente, hoje, conseguimos nos igualar com o Estado de Curitiba que sempre ganhava o mérito, e isso, mostra o trabalho e comprometimento da atual gestão com nossa Manaus”, finalizou Elan.


Texto: Vanessa Rocha / ASCOM vereador

Foto: ASCOM

#cmm #elanalencar #manausamazonas

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas reforça compromisso com seringueiros para desenvolver a cadeia produtiva da borracha

Vilhena

Governador em exercício, Roberto Cidade, entrega Centro de Proteção do Idoso revitalizado no bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus

Jamil Maciel

Estudo da Direto ao Ponto, divulgado nesta quinta-feira, reafirma crescimento de Roberto Cidade na preferência do eleitorado de Manaus

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights