BRASIL

Eleição presidencial vai ao 2º turno 75% das vezes

Pesquisas há meses da eleição tentam prever resultados incríveis, mas desde a redemocratização, apenas o ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) conseguiu arrebatar uma eleição presidencial no primeiro turno: em 1994 e 1998. Todas as outras seis disputas, incluindo as vitórias petistas e de Jair Bolsonaro, foram levadas para um segundo turno entre os dois principais rivais. Lula obteve 46,4% dos votos, em 2002, assim como Bolsonaro, que venceu o primeiro turno em 2018, totalizou 46%.

Eleitorado cresceu

  • Apesar de resultados semelhantes, com os mesmos 46% de Lula, Bolsonaro teve 18 milhões de votos a mais entre 2002 e 2018.

Performance na final

  • No segundo turno, Bolsonaro venceu Fernando Haddad (PT) com mais de 55%, há quatro anos. Lula venceu José Serra (PSDB) com 61%.

Retrato do momento

  • Marina Silva (ex-PV) chegou a ter mais de 50% nas pesquisas logo após a morte de Eduardo Campos, em 2014. Acabou fora do segundo turno.

Termômetro difícil

  • Quanto mais distante da eleição, mais a pesquisa “aceita”. Em março de 2021, a Atlas Político previa que Luiz Mandetta ganharia de Bolsonaro.

Via Diário do Poder

Postagens relacionadas

“Tribunal está empenhado em oferecer eleições limpas para a população”

Paulo Apurina

Comissão de Anistia planeja revisar mais de 4 mil pedidos negados

Vilhena

Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 9ª parcela

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights