SETOR PRIMARIO

Em Caapiranga, Idam orienta associação de Nova Esperança para direcionamentos técnicos e regularização

Associação encontra-se irregular e os técnicos do Idam já trabalham para assegurar sua regularização

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem atuado junto à Associação União com Desenvolvimento Sustentável Nova Esperança, em Caapiranga (distante 134 quilômetros de Manaus), para garantir a regularização e apoiar o desenvolvimento da associação e dos membros associados. A iniciativa faz parte do programa Regulariza + Organizações Agro, criado em 2022, para auxiliar as cooperativas e associações de produtores rurais.

“Através do programa Regulariza + Organizações Agro, as unidades locais do Idam estão realizando um trabalho de regularização com as organizações de produtores do Amazonas. E Caapiranga já abriu o ano de 2023 levando este trabalho à Associação União com Desenvolvimento Sustável Nova Esperança”, delineou a coordenadora da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp), Joyce Magalhães.

A ação mais recente, realizada no dia 13 de janeiro, reuniu associados e técnicos do Idam, com as orientações de especialistas da Georp, para repassar direcionamentos e auxiliar na regularização e votação para definir o novo presidente. Ao todo, 30 sócios participaram da reunião.

Conforme explicou Joyce, a associação encontra-se inapta e, portanto, sem acesso às políticas públicas como Fundo de Promoção Social (FPS). O objetivo do Idam é regularizar a entidade para que ela possa usufruir desses benefícios e desenvolver-se de forma a trazer mais renda e estabilidade aos membros associados.

“Nós nos reunimos com 30 sócios da associação de Nova Esperança para que pudéssemos repassar orientações técnicas. Explicamos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e crédito rural, bem como a importância de associação estar regularizada para que eles possam participar dos programas sociais e adquirir sementes e mudas”, disse o gerente da unidade local do Idam em Caapiranga, Herley Dilahar.

Ainda conforme Dilahar, o Idam se comprometeu a atuar junto à organização para que seus membros possam adquirir recursos e resultados.

Postagens relacionadas

Principal evento do setor primário no AM começa nesta quarta (7) em Manaus

Paulo Apurina

Governo do Amazonas atende produtores indígenas de São Gabriel da Cachoeira com regularização de documentos

Paulo Apurina

Idam capacita agricultores para fomentar cultivo do açaí em Barreirinha

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights