AMAZONAS

Em conferência internacional, Amazonas desponta como cenário ideal para investimentos em sustentabilidade e economia criativa

Evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Cada, trouxe debates sobre temas como desafios do futuro verde e digital

A 1ª Conferência Internacional de Finanças Sustentáveis e Economia Criativa, realizada em Manaus na segunda-feira (19/12) e nesta terça (20/12), apontou o Amazonas como o cenário ideal para investimentos em sustentabilidade e economia criativa. O encontro foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (Cada).

Nesta terça-feira, segundo dia do evento, temas como inovação financeira, mercado voluntário de crédito de carbono, biodiversidade e finanças, ativos ambientais e desafios para o futuro verde e digital estiveram presentes nos debates.

Para o diretor-presidente da Cada, Acram Isper Jr., o objetivo do evento foi mostrar para o Brasil e para o mundo os atrativos que o Amazonas tem. “Um dos nossos principais compromissos é defender que não é preciso desmatar para evoluirmos economicamente. O Amazonas é um celeiro de investimentos e a Cada está aberta para dar apoio na captação de investimentos para o estado. O mercado de crédito de carbono é um deles”, disse.

O secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony Filho, foi o mediador do último debate e destacou que o Governo do Amazonas é um entusiasta neste debate e está aberto a fazer o que for possível para que a securitização dos novos ativos seja implantada em um curto período. Ele ainda agradeceu aos organizadores do evento, em nome do governo estadual.

“Isto que estamos fazendo aqui hoje nos ajuda a avançar na construção de novos caminhos. O governador Wilson Lima é um entusiasta em tudo que possa gerar emprego e renda para nossa região. Estamos em busca de uma nova matriz econômica, e todos os esforços empreendidos para que o mercado seja bem desenvolvido serão feitos, seja no avanço da legislação ou na regulação. O que estiver ao alcance do Estado, do ponto de vista da prospecção de mercado, será feito”, ressaltou.

Algo em torno de 800 milhões de toneladas de carbono é o saldo que o Amazonas possui para oferecer como compensação por metas ambientais cumpridas antes da promulgação da Lei de Serviços Ambientais. Em novembro deste ano, o governador Wilson Lima assinou decreto estabelecendo as cotas e a alocação dos créditos de carbono. Estes recursos podem representar investimentos em saúde, educação, infraestrutura e criação de alternativas econômicas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, segundo destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

De acordo com o diretor de participações, Mercado de Capitais, Reestruturação de Empresas, Crédito Indireto/Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bruno Laskowsky, o Brasil e a Amazônia têm potencial para assumir o protagonismo da pauta.

“O mundo precisa de nova matriz energética, alimento e floresta. Tudo o que o Brasil e o Amazonas possuem. Estamos vivendo uma oportunidade única para quebrar parâmetros de não competitividade e assumir o protagonismo desse novo cenário que está se construindo”, afirmou.

Projetos no Amazonas
Uma das palestrantes do segundo dia de conferência, a diretora operacional da Cada, Mércia Monteiro, apresentou os projetos que já estão sendo desenvolvidos pela empresa na prospecção de investimentos.

“Além da busca de parcerias público-privadas para concessão da Arena da Amazônia e Arena Amadeu Teixeira, energia fotovoltaica, temos o Parque Tecnológico do Amazonas e Plataforma de Economia Digital Sustentável da Amazônia. Graças a parceiros com CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e Abcripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia), esse evento é uma grande oportunidade para evidenciar que temos o melhor lugar para investir em sustentabilidade”, explicou Mércia.

FOTOS: Roberto Carlos e Tácio Melo/Secom, e Divulgação/Cada

.

Postagens relacionadas

Pleno do TCE-AM aprecia 138 processos nesta quarta-feira (28)

Paulo Apurina

MPAM abre investigação para apurar possíveis excessos no curso de formação do Corpo de Bombeiros Militar do AM

Paulo Apurina

Profissionais do programa ‘Mais Médicos’ são convocados para apresentação na Semsa

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights