AMAZONAS MANAUS

Em Letícia, Governo do Estado participa de debate do BID sobre desafios e oportunidades para a Amazônia 

Secretário Marcellus Campêlo contribui nas discussões com a experiência exitosa de programas financiados pelo banco, no Amazonas

Representando o governador Wilson Lima, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), engenheiro civil Marcellus Campêlo, participa nesta quinta-feira (06/07), em Letícia, na Colômbia, do encontro Desafios e Oportunidades para os Centros Urbanos da Amazônia. O evento é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e conta com a presença de governos locais, regionais e nacionais, além de organizações internacionais, acadêmicos e representantes da sociedade civil.

Os debates buscam ideias que viabilizem o desenvolvimento econômico e social da região em um meio ambiente sustentável. Durante o evento, o Governo do Amazonas fará sua participação mostrando as experiências do Estado com programas que contam com financiamento do BID. O Amazonas tem projetos exitosos no enfrentamento de desafios como requalificação urbana, educação, reassentamentos e sustentabilidade.

“Nessa reunião vamos contribuir e falar sobre esses desafios que as cidades da Amazônia têm em relação ao seu desenvolvimento urbano. Vamos demonstrar o que já executamos aqui, e também falar um pouco das dificuldades dos municípios da Amazônia, especialmente em relação aos serviços básicos, como água, esgoto e gestão de resíduos sólidos, elementos fundamentais para a qualidade de vida da população”, aponta Campêlo.

O Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), “case” de sucesso ao longo de 16 anos de execução e citado formalmente pelo BID como um dos projetos de reassentamento mais exitosos financiados pelo banco em todo o mundo, é um dos exemplos relevantes levados pela comitiva do Amazonas. 

Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Sedurb, o Prosamin já reassentou mais de 80 mil pessoas de área de risco de alagação às margens de igarapés de Manaus e em Maués (a 276Km de Manaus), município que recebeu o Programa de Saneamento Integrado (Prosai).

Educação

O Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (Padeam) é outro projeto do Governo do Amazonas com financiamento do BID, que será levado como contribuição aos debates em Letícia.

Executado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), a iniciativa atua tanto na construção de unidades educacionais como na qualificação dos servidores, melhoria e ampliação da conectividade na rede estadual. Também conduzido pela Seduc, o Centro de Mídias, que é referência no Brasil, será apresentado na reunião.

Fonte: Agência Amazonas

Postagens relacionadas

Prefeitura amplia acesso de serviços de saúde básica com construção de novas unidades

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus divulga lista extra de selecionados para curso de ‘Treinamento Básico Operacional’

Jamil Maciel

Escola de Contas do TCE-AM realiza semana de formação para aperfeiçoamento da gestão de Saúde no Amazonas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights