MANAUS

Em Manacapuru, avicultor recebe apoio técnico do Idam para retomada da produção de ovos

Emissão de documentos para obtenção de financiamentos e assistência técnica estão entre os serviços ofertados pelo órgão

Com dificuldades para manter a produção de galinhas de postura, o produtor rual Izaque de Souza Costa, 33, da comunidade Santa Luzia do Repartimento do Tuiué, no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), precisou descartar um plantel inteiro a fim de recomeçar a atividade comercial com mais qualidade na criação e no manejo das aves.

Nesta retomada da produção, o criador conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), que mantém uma Unidade Local (Unloc) à disposição dos produtores rurais da localidade.

“Fizemos o levantamento das atividades desenvolvidas na propriedade do seo Izaque, inclusive com georreferenciamento. Como não apresenta impacto ambiental, solicitamos a dispensa (de licenciamento ambiental) e também fizemos o Cadastro do Produtor Familiar (CAF)”, ressaltou o gerente. “Se conseguirmos tudo, a atividade vai dar lucro”, completou.

O produtor, na atividade avícola há quatro anos, relatou os diversos problemas que o fizeram recomeçar do zero a sua criação, sendo o principal deles o preço da ração, item mais dispendioso da produção.

“Muitas vezes achamos que apenas nossos conhecimentos vão ser suficientes para o investimento garantir lucro. Infelizmente não é assim e por isso buscamos ajuda do Idam e vamos seguir o passo a passo”, garante Izaque.

Para a zootecnista do Idam, Vaneza Teixeira, e para a técnica Valéria Rodrigues, da Unloc de Manacapuru, que também acompanharam as visitas, é preciso otimizar os processos para compensar a distância e evitar prejuízos.

“Estamos buscando soluções, como a pastagem, que vai ajudar a baixar o custo da alimentação. Existem experiências que substituem o milho e a soja da ração. Se conseguirmos diminuir os custos vamos virar um bom exemplo para nossa região”, finaliza Vaneza.

FOTOS: Divulgação / Idam

Postagens relacionadas

Aposentados e pensionistas da Manausprev podem agendar atendimento pela internet

Paulo Apurina

Detran Amazonas leiloou mais de 1.800 veículos em 2022

Vilhena

Amazonas atualiza cenário da dengue no Amazonas em informativo epidemiológico nesta quinta-feira

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights