AMAZONAS ELEIÇÕES MANAUS POLÍTICA

Em Sessão Ordinária, deputados esclarecem sobre informação errada em relação a aumento de taxas

A Sessão Ordinária, desta terça-feira (17/9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), teve como assunto principal a indignação frente às inverdades do período eleitoral sobre aumento de taxas aprovadas pelo Poder Legislativo estadual e a convocação para a caravana que percorrerá a BR-319, na próxima quinta-feira (19/9).

Em pronunciamento, o vice-presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), falou sobre a indignação com informações falsas divulgadas no último domingo (15/9), de que a Assembleia Legislativa havia aprovado aumento nas contas de energia elétrica, telefonia, internet e água e defendeu o papel institucional da Casa contra o que ele classificou de inverdades do período eleitoral. 

“Desde domingo fui surpreendido nas redes sociais e nos meios de comunicação com uma acusação que essa Casa aprovou aumento da energia, do celular, da água e da internet. Isso não condiz com a verdade”, relatou.

Bessa afirmou, ainda, que a Assembleia Legislativa aprovou um Projeto de Lei este ano, oriundo do Governo do Amazonas, isentando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das geradoras de energia para que não houvesse aumento da energia. 

“Quem pode aumentar a energia é o Governo Federal e não o Governo Estadual, que contribuiu com a sua parte isentando o ICMS às geradoras de energias da compra do combustível”, informou o deputado.

Em aparte, o deputado Rozenha (PMB) também falou sobre  ações da Aleam para a diminuição de impostos, como a redução do ICMS do querosene de aviação; redução de Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para motocicletas; a isenção do pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) e também a prorrogação do pagamento de ICMS para fortalecer a indústria, comércio e serviços, minimizando os impactos da estiagem nas atividades econômicas do Estado.

“Também foi esta Casa que aprovou a anistia da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) a pequenos produtores que passaram dificuldades por conta da estiagem de 2023”, relembrou.

BR-319

Durante seu discurso, o deputado Comandante Dan (Podemos) convidou a população amazonense para participar da caravana que irá pela BR-319 até Lábrea (distante a 702 quilômetros de Manaus em linha reta), ocasião em que realizará uma Audiência Pública para debater os problemas decorrentes da má conservação da rodovia.

“Na quarta-feira (18/9) sai uma comissão precursora para preparar a chegada da comitiva que realizará uma Audiência Pública em Humaitá e Lábrea”, convidou. 

O parlamentar acrescentou que a caravana também realizará um protesto pela demora na reconstrução das pontes que desabaram sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, em 2022. 

“A dificuldade que o povo enfrenta agora com a travessia dos rios por balsas que são lentas e causam enormes engarrafamentos”, lamentou.

Confira a 76ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura:

Texto – Diretoria de Comunicação / Aleam

Foto – Danilo Mello / Aleam

#aleam #amazonas #eleiçõesmanaus2024 #taxa

Postagens relacionadas

Discussões sobre combate ao desmatamento e Carta pela Amazônia marcam I Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

Vilhena

Igarapés de Manaus recebem serviços de limpeza da prefeitura

Vilhena

Manaus Previdência alerta beneficiários sobre ‘Golpe de Indenização’

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights