Durante audiência em Brasília (DF), o prefeito de Manaus, David Almeida, teve a confirmação de que foi liberado, nesta quarta-feira, 18/10, pagamento unificado do Bolsa Família para quase 600 mil famílias de municípios do Amazonas com decreto de emergência por conta da estiagem histórica. Um total de R$ 440,5 milhões, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal.
Para Manaus, são R$ 182,4 milhões liberados para mais de 256,8 mil famílias atingidas pela seca severa confirmados durante reunião do prefeito e da comitiva do Amazonas com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, no dia de hoje, em Brasília.
“Os recursos, que estão sendo liberados hoje pelo Governo Federal com o Bolsa Família, vêm contribuir com as ações que estamos realizando há pouco mais de duas semanas na cidade, em uma força-tarefa emergencial que já atendeu mais de 20 mil pessoas residentes ao longo dos rios Negro e Amazonas, com cestas básicas, kits de higiene pessoal e água potável. Estamos enfrentando a maior vazante da história e toda ajuda é bem-vinda para a nossa população”, declarou o prefeito David Almeida.
As medidas do MDS incluem a liberação do pagamento para todas as famílias beneficiárias do município afetado logo no primeiro dia do calendário e são válidas por dois meses. Além disso, estão autorizados os saques sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
Também ficam prorrogados os prazos de atualização cadastral para evitar bloqueio e/ou cancelamento dos benefícios do PBF em favor das famílias incluídas nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral.
— — —
Texto e foto – Divulgação / Semcom