BRASIL

Entenda a importância de estimular curiosidade na infância

Estudo aponta que já nos primeiros anos de vida, as crianças desvendam o mundo de maneira semelhante aos cientistas, por meio de experimentos, análises e formação de teorias

Crianças são naturalmente curiosas. Um artigo publicado na Revista Mente & Cérebro comparou a maneira que bebês e cientistas percebem o mundo e provou que as semelhanças são intrínsecas. Ambos, por meio de experimentos, análises de ação e reação e formação de teorias intuitivas desvendam o que está ao redor. 

Além disso, uma pesquisa da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia comprovou que os neurônios das crianças pequenas aumentam de número conforme essas desenvolvem novas habilidades, ou seja, quando a curiosidade dos pequenos é estimulada, o desenvolvimento deles é proporcionalmente impulsionado. 

A curiosidade prepara o cérebro para a aprendizagem e a torna mais gratificante e efetiva, é o que revela um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Para a psicóloga especialista em crianças e educadora parental, Talita Espíndula, incentivar as crianças a serem criativas não é um papel exclusivo da escola e, sim, um hábito que também precisa ser presente na rotina em casa.

“Brincadeiras ao ar livre, contato com arte e jogos de raciocínio, como perguntas e respostas, são excelentes exemplos de atividades que os pais e responsáveis podem desenvolver em casa. É importante aceitar as indagações dos pequenos, não julgá-los e, principalmente, ter paciência para respondê-los”, explica a especialista.

Ainda de acordo com a especialista, é preciso que os professores incentivem as crianças a serem criativas, respeitem e tenham paciência para entender os questionamentos delas. 

“É de extrema importância criar em todo o ambiente escolar uma atmosfera de carinho, respeito e atenção para que as crianças se sintam confortáveis em explorar a curiosidade, fazer questionamentos e, assim, se desenvolverem”, finaliza. 

Via FV

Postagens relacionadas

Nota de Pesar do Grande Oriente do Brasil pelo falecimento do Papa Francisco

Paulo Apurina

Pandemia gera queda de matrículas de refugiados

Paulo Apurina

Consulta ao valor do PIS/Pasep de 2024 é liberada

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights