MANAUS SAÚDE

Estímulo ao aleitamento materno e alimentação saudável são destaques em webconferência

O fortalecimento da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), uma iniciativa do Ministério da Saúde, que na capital amazonense é executada pela Prefeitura de Manaus, foi tema da webconferência “Diálogos na Atenção Primária de Saúde”, desta quarta-feira, 24/11.

O tema foi apresentado pela coordenadora das Ações de Saúde Nutricional, a nutricionista Lia Ferreira, e pela técnica do Núcleo da Saúde da Criança e do Adolescente, enfermeira Mara Nogueira Varela, ambas tutoras da EAAB, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que explicaram a proposta da estratégia, cujo fundamento é o estímulo à amamentação e à alimentação saudável na primeira infância.

De acordo com Mara, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil está em 48 unidades de saúde da Semsa, e a expectativa é aumentar esse número, para contemplar mais crianças e criar indicadores para facilitar a aplicação da estratégia.

“Manaus foi uma das cidades que mais trabalharam na implantação dessa estratégia e para fortalecer esta ação precisamos do profissional de saúde da ponta, que trabalha diretamente com os usuários e tem a competência para avaliar a criança de forma integral”, pontuou.

A coordenadora das Ações de Saúde Nutricional da Semsa, Lia Ferreira, enfatizou que a estratégia do Ministério da Saúde é uma importante forma de enfrentamento da obesidade e da desnutrição, acentuada pela pandemia causada pela Covid-19, que aumentou o consumo de alimentos ultraprocessados.

Mas para conhecer a realidade local é necessário fortalecer as ferramentas que geram indicadores, de modo a ter um cenário da situação em Manaus e assim poder traçar as ações necessárias ao fortalecimento da EAAB.

“Nós temos o marcador de consumo alimentar em nossos sistemas, que é utilizado nas Unidades Básicas de Saúde. Essa ferramenta nos ajuda com perguntas, que norteiam o que é favorável e desfavorável para uma alimentação saudável e adequada da criança e para isso precisamos que os profissionais de saúde se envolvam com esse tema, de modo a nos ajudar a criar parâmetros para desenvolvermos as ações necessárias”, explicou.

Em Manaus, 26 unidades da Semsa são certificadas pelo Ministério da Saúde e receberam incentivo financeiro de custeio em repasse único, transferidos do ministério para Manaus, via Fundo Municipal de Saúde. Esses recursos serão utilizados em materiais de papelaria, para a realização de oficinas, que são o primeiro passo para a certificação da EAAB.

Fonte: SEMSA

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Presidente sanciona lei que acaba com rol taxativo da ANS

Paulo Apurina

Concurso de fotografia da prefeitura de Manaus vai selecionar imagem de árvore mais bonita de Manaus

Jamil Maciel

SES-AM mantém funcionamento de unidades de urgência e emergência durante feriados de fim de ano

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights