MANAUS

EVENTO – Prefeitura participa do ‘Fórum Norte Nordeste da Construção’ em Manaus, nesta quinta-feira

Sendo a quarta melhor cidade do Brasil para investimento no setor imobiliário, conforme dados da Urban Systems, publicados pela revista Exame, Manaus é destaque na construção civil e participa do Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), nesta quinta-feira, 23/3, no auditório do hotel Quality Manaus, de 8h30 às 18h.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, participa do fórum organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), reunindo empresas de 16 Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Autoridades e profissionais de renome estarão no evento para discutir temas pertinentes à atividade econômica sob o aspecto financeiro e de geração de emprego e renda, entre palestras, troca de conhecimentos e intercâmbio de boas práticas na evolução do setor imobiliário e de obras públicas.

Na pauta, diversos assuntos de importância para o desenvolvimento do setor produtivo das regiões Norte e Nordeste, demonstrando a avaliação do mercado, de acordo com as políticas e programas habitacionais nessas regiões.

Neste ano de 2023, até o mês de fevereiro, e somando desde o início de 2021, o Implurb licenciou quase 3 milhões de metros quadrados em novos alvarás de construção, expedindo 2.191 certidões para o mercado da construção civil.

Para Valente, os números de Manaus mostram que os investimentos assertivos da prefeitura em licenciamento urbano, gestão mais eficiente e ações de desburocratização são responsáveis por sua colocação no ranking nacional. Em 2021, Manaus estava em 5º lugar, subindo uma posição em 2022.

Infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade, além dos principais desafios que a indústria construtiva tem a enfrentar com as novas tecnologias e a inovação do setor, também pontuam o encontro.

Sistema urbano

Entre as inovações para o Implurb, na gestão atual, o diretor-presidente lembra o anúncio do Alvará de Construção Mais Fácil; os planos de Alinhamento e Passeio e o de Proteção de Margens e Cursos d’Água; incentivos para construções sustentáveis; e Plano de Reabilitação e Incentivos para o Centro Histórico de Manaus (área piloto).

“Para a lista do ranking foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo essa a nona edição da pesquisa que avalia mais de 60 quesitos e indicadores nas áreas econômicas. O estudo inclui análises de infraestrutura, logística, telecomunicações, mobilidade urbana, transporte e saneamento”, comentou o diretor-presidente.

Os dados refletem o empenho da Prefeitura de Manaus para dar celeridade à aprovação de projetos e ao licenciamento urbano, permitindo novos empreendimentos imobiliários na cidade, como fruto da dedicação do corpo técnico da autarquia e da gestão municipal, com orientação do prefeito David Almeida.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Clóvis Miranda/Semcom

Postagens relacionadas

BANCO DA AMAZÔNIA ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DE PATROCÍNIO 2025

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus inaugura mais uma unidade do “Prato do Povo” na zona Leste

Paulo Apurina

DOCUMENTO: Prefeitura de Manaus e CAU-BR assinam protocolo inédito para regularização urbanística

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights