Muita alegria, sorrisos nos rostos e valorização da diversidade marcaram o “Festival Junino”, do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, promovido pela Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira, 22/6. A iniciativa finalizou as atividades pedagógicas realizadas, neste primeiro semestre, pela respectiva unidade de ensino, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Durante a atividade, pais ou responsáveis, estudantes beneficiados e professores participaram de brincadeiras de “arraiá”, quadrilha junina e teatralização do “casamento caipira”, conforme relata a Gerente da Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni.
“Essa ação encerra o semestre. Aproveitamos o mês de junho para realizar o nosso Festival Junino, no qual a gente oportuniza que todas as crianças, seja qual for a deficiência, participem. Além disso, elas interagem com as famílias e profissionais aqui do complexo, que ajudam e colaboram sempre. Estamos muito felizes”, declarou.
O CMEE André Vidal de Araújo executa 10 projetos educacionais, como o Programa de Implante Coclear (PIC), Atendimento Educacional Domiciliar Hospitalar, Programa de Atividades Motoras Adaptadas (Pama) e de Atividades Motoras Adaptadas à Reeducação Comportamental (Pamarc).
“Fechamos o mês de junho com esse grande momento, que é para celebrar. Todos os estudantes beneficiados com os programas oferecidos aqui no complexo estão festejando conosco”, explicou a diretora do CMEE André Vidal de Araújo, Rosana Hortêncio.
Entre os envolvidos na ação, estava a dona de casa, Luana Castro, de 37 anos, mãe da estudante Bárbara Castro, de 9 anos, beneficiada pelo PIC, desde o ano de 2017. A iniciativa garante suporte às crianças no período pós-implante, dentro do contexto da fonoaudiologia educacional, que auxilia o aluno a desenvolver e compreender a fala.
“Eu gostei da atividade, algo bem lúdico, para sair da rotina deles. Ainda mais eles, que tem uma vida dividida entre escola, terapia e revitalização. Hoje é um dia diferente de festa e animação para os estudantes. Foi ótimo”, elogiou a mãe.
Fonte: Semed
Foto: Matheus Perdiz