Andreza, da etnia Mura, luta contra a insuficiência renal aguda
Garantindo apoio e assistência aos povos Indígenas do Amazonas, a Fundação Estadual do Índio (FEI), presta apoio social para a indígena Andreza Oliveira dos Santos, de 25 anos, da etnia Mura, que há um ano luta contra a insuficiência renal aguda, no qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas.
Andreza é moradora da região do lago do Puraquequara, na zona leste de Manaus. Em 2022, a indígena procurou a instituição para ajudar no deslocamento do seu tratamento de Terapia renal substitutiva – Hemodiálise (HD), durante três vezes na semana.
“A FEI está disponibilizando apoio logístico e ajudando no encaminhamento de consultas para a nossa parente realizar o seu tratamento médico”, pontuou o diretor-presidente em exercício da FEI, Vanderlei Alvino.
“Esse momento na minha vida é um divisor de águas e continua sendo desafiador e delicado para mim, pois o tratamento é sensível, mas quando recebo todo esse apoio, eu vejo que não posso nunca desistir dos meus sonhos e da minha cura”, emocionada disse Andreza Santos.
História
Andreza nasceu no município de Autazes (113 km de Manaus), na comunidade indígena Jauari, mudando-se para Manaus para cursar a faculdade de Educação Física na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tendo concluído em 2022.
Através do concurso público como professora, Andreza sonha em lecionar, ensinar e estar no ambiente escolar, sendo sua zona de conforto ideal para construir sua carreira na área.
Atualmente, a doença encontra-se estabilizada e a educadora física está mais forte, olhando o mundo com outra perspectiva, valorizando mais a família, os amigos e a própria vida.
Foto: Abrahão Graham/FEI