AMAZONAS

Governo do Amazonas convoca para a 6ª Conferência Estadual das Cidades

O evento, que deve ser realizado entre julho e setembro, é uma etapa preparatória para a realização da conferência nacional

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), está convocando os Municípios e os diversos segmentos da sociedade para a 6ª Conferência Estadual das Cidades. As informações estão na Portaria nº 029/2024, publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 27 de março.

O evento, que deve ser realizado entre julho e setembro, é uma etapa preparatória para a realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades e desenvolverá seus trabalhos a partir da temática: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. A data e o local da conferência estadual ainda serão definidos.

De acordo com o secretário da Sedurb, Fausto Santos Júnior, o objetivo é promover a interlocução entre autoridades e gestores públicos do Estado com os Municípios e com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política de Desenvolvimento Urbano.

“Nós queremos mobilizar a sociedade amazonense para estabelecer uma agenda de enfrentamento aos problemas e proporcionar a participação popular na formulação de propostas e avaliação das políticas públicas desse segmento”, destacou o secretário.

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, representante do Governo do Amazonas no Comitê de Saneamento do Conselho Nacional das Cidades (Concidades), afirmou ainda que o Governo do Estado quer estimular a organização das conferências municipais como instrumento para a garantia da gestão democrática das políticas públicas.

“A partir das conferências municipais, sairão os representantes para a conferência estadual. A finalidade é avaliar e propor as diretrizes para a Política de Desenvolvimento Urbano no Amazonas, do Estatuto da Cidade e da legislação aplicável”, disse.

Conferência nacional

A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades, após 10 anos de espera, é mais um passo dado pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico. A Conferência se desdobra em etapas Municipal, Estadual/Distrital e Nacional (prevista para novembro deste ano).

A Portaria do Ministério das Cidades (MDIC) nº 175, de 28 de fevereiro de 2024, estabelece que a composição de delegadas e delegados da 6ª Conferência Nacional das Cidades, nas etapas estadual e nacional, será feita por gestores, administradores públicos e legislativos federais, estaduais, municipais e distritais, movimentos populares, entidades sindicais, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais, organizações não governamentais. Todas as entidades dos segmentos deverão ter atuação conclusiva na área de desenvolvimento urbano.

#6ªconferencianacionaldascidade ##amazonas

Postagens relacionadas

Leis do deputado Roberto Cidade fortalecem proteção à mulher no Amazonas

Jamil Maciel

Detran-AM: Idosos e PcDs têm opção de obter credencial de estacionamento por meio de aplicativo

Jamil Maciel

Presidente Roberto Cidade defende proposta que prevê aumento no número de deputados federais pelo Amazonas

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights