AMAZONAS OPORTUNIDADE POLÍTICA

Governo do Amazonas inaugura Escola Pública de Trânsito para capacitações com inscrições já abertas

Destinado a cursos, ações e projetos educativos e de formação para o trânsito, o espaço funciona no posto do Detran-AM no Shopping Manaus Via Norte

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta terça-feira (30/01), o espaço físico da Escola Pública de Trânsito (Eptran). Criada em 2021, pelo Governo do Amazonas, a unidade de formação coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) funciona no posto da instituição localizado no Shopping Manaus Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.

O Amazonas é o primeiro estado brasileiro a implementar a Escola Pública de Trânsito com um programa voltado para crianças e adolescentes, o CNH na Escola, conforme preconiza a recente mudança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o governador do Amazonas, o novo espaço passa a ficar à disposição para oferta de formações e parcerias ligadas ao trânsito, oportunizando, principalmente, uma melhor educação para o trânsito, a fim de reduzir cada vez mais acidentes graves e fatais.

“A gente está entregando hoje mais uma estrutura importante para o trânsito, com dois objetivos: de educar para reduzir o número de acidentes, o número de óbitos no trânsito; e, segundo, para a geração de emprego e renda para dar oportunidade para as pessoas, sobretudo aquelas de baixa renda”, destacou o governador Wilson Lima.

Estiveram com o governador o vice Tadeu de Souza; o secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo de Lima Catão; os deputados estaduais Joana Darc e Ednailson Rozenha; além do diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá; entre outros representantes de órgãos e instituições ligados ao trânsito.

A unidade possui, aproximadamente, 1.250 metros quadrados e capacidade para até 600 alunos em três turnos, contando com quatro salas de aula e uma sala de prova de Legislação de Trânsito, além de estúdio de gravação para ampliar o alcance da instituição para o interior do estado, um auditório com capacidade para 100 pessoas (podendo ser dividido em dois) e uma biblioteca com simulador de trânsito.

“Eu queria elogiar essa iniciativa do Governo do Estado e do Detran do Amazonas. É realmente uma iniciativa pioneira e ela vai ao encontro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões. A gente vai fazer visitas em todo o Brasil, em todo o país, e aqui o exemplo do Amazonas, com essa iniciativa da Escola Pública de Trânsito, que vai ao encontro de tudo que a gente precisa”, avaliou o gestor do Senatran, Adrualdo Catão.

Serviços

Com inscrições já abertas nesta terça-feira (30/01), a escola vai oferecer cursos, ações e projetos educativos e de formação do Detran-AM, incluindo capacitação, especialização e atualização de servidores, de profissionais envolvidos no sistema de trânsito e do condutor infrator, além dos três projetos do programa “Detran Cidadão”: “CNH na Escola”, “Motociclista Legal” e “CNH Social”, que beneficiam amazonenses com a gratuidade no processo de formação de condutores e na emissão da carteira de habilitação.

“A escola pública tem dupla função: não apenas formar profissionais, mas transformá-los em condutores melhores no dia a dia e preparar as novas gerações, como o governador enfatizou no discurso dele. É uma determinação do Código de Trânsito e da Senatram que a gente consiga formar os condutores para o futuro”, informou o diretor-presidente do Detran, Rodrigo de Sá.

Pioneirismo

A Escola Pública de Trânsito do Amazonas foi criada em cumprimento artigo 74, §2º, do CTB, que estabelece que órgãos e entidades executivas de trânsito devem promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento do espaço nos moldes e padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Ainda em 2021, o Detran Amazonas assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar para o projeto “CNH na Escola”.

Também já estão em tratativas a possibilidade de parcerias com outros órgãos estaduais, a exemplo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Administração (Sead) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Cursos na Eptran

Atualmente, a Eptran está com inscrições abertas para os cursos de Instrutor de Autoescola, de Diretor Geral e de Ensino de Autoescola, Atualização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Instrutor e de Transporte Escolar, além de Direção Defensiva, Condutores Especializado de Veículo de Emergência e Condutores Especializado em Transporte de Coletivo de Passageiros.

“Fazer parte da primeira escola de trânsito daqui do Detran é uma honra. Participando desse curso, eu almejo cargos maiores na empresa que eu trabalho, futuramente também trabalhar como instrutor, poder formar novos condutores de trânsito”, disse o motorista Thiago Noronha, que participou da aula inaugural de Formação de Instrutores.

Os candidatos interessados devem procurar, de forma presencial, a secretaria da Escola Pública de Trânsito do Amazonas. Para mais informações podem entrar em contato com a secretaria do Eptran por meio telefone: (92) 3643-0092 / 3643-0057. Mais informações podem ser obtidas no site www.detran.am.gov.br.

Fonte: Secom

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus divulga lista extra de selecionados para curso de ‘Treinamento Básico Operacional’

Jamil Maciel

Em Tapauá, governador Wilson Lima inaugura Núcleo de Estudos Superiores da UEA

Paulo Apurina

União Europeia fará doação de 20 milhões de euros para Fundo Amazônia

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights