SAÚDE

Governo do Estado discute estratégias para eliminação da malária no país, em encontro nacional

Amazonas é representado por técnicos da FVS-RCP em encontro promovido pelo Ministério da Saúde

Representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participam, até esta sexta-feira (29/09), no Rio de Janeiro, de reunião técnica sobre definição de prioridades de pesquisa em malária com foco na eliminação do Brasil.

O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). A ocasião reuniu gestores, técnicos e pesquisadores que atuam no combate à doença no país.

Durante o treinamento, o responsável técnico pelo Programa de Eliminação da Malária, da SVSA/MS, Cássio Peterka, destacou que a oficina não tem o intuito de promover o fomento, mas sim, identificar as necessidades e apresentar aos parceiros.

“As parcerias, na maioria das vezes, são técnicas para mostrar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Brasil e assim avançar nas questões de financiamento”, comentou Cássio.

Para a diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, presente no evento e acompanhada pela equipe especializada do órgão, o encontro proporcionou interligar diferentes segmentos que trabalham no controle e eliminação da doença.

“A discussão com olhares diferentes no âmbito de pesquisa, serviço e gestão foi enriquecedora, pois buscamos por meio do diálogo, iniciativas integradas para alcançarmos resultados diferentes com foco na eliminação da malária na região amazônica”, disse a diretora, Tatyana.

Para a pesquisadora, Márcia Castro, professora da Universidade de Harvard, é fundamental que a academia entenda o seu papel voltado para a capacitação, e aproveitar a expertise do Brasil, que tem especialistas para serem os líderes em treinamentos voltados para malária nas américas.

“Esse processo estimula a geração do conhecimento colaborativo, como também, pode otimizar os processos e desta forma melhorar na ponta”, destacou a pesquisadora Márcia, durante a reunião.

Ao todo, participaram do encontro 80 representantes nacionais de serviços e pesquisa que atuam no país para a eliminação da malária até 2035.

Fonte: FVS-AM

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeito de Manaus David Almeida ressalta importância das doses de reforço da vacina contra a Covid-19

Jamil Maciel

Servidores da Prefeitura de Manaus recebem capacitação de gestão em Vigilância Sanitária

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus entrega certificados de conclusão do curso ‘Cuidadoso’, da Fundação Dr. Thomas

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights