Operação conjunta, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, reforçou o trabalho de preservação da terra indígena. Além da apreensão de bens que causou prejuízo aos criminosos, a operação também viabilizou atendimentos de saúde à população
Não te contaram que foi realizada uma operação federal com diversos órgãos para reforçar a segurança em terras indígenas?
A operação Guardiões do Bioma – Terras Indígenas atuou, entre 5 de julho e 7 de agosto, para reforçar a segurança e combater o garimpo ilegal e ilícitos ambientais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação contou com a atuação de 12 instituições federais. Foram apreendidas mais de 23,9 toneladas de minério ilegal.
O trabalho, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, apreendeu 36 aeronaves, 15,6 mil litros de combustíveis e várias munições.
Na ação, 25 pessoas foram presas e 115 autos de infração foram lavrados, além da realização de 712 atendimentos de saúde à população indígena.
O monitoramento do garimpo ilegal e de ilícitos ambientais na região é permanente e acontece o ano inteiro. Uma vez identificadas as ações criminosas, o Ministério reúne diversas instituições federais para compor a Guardiões do Bioma. Essas instituições atuam, dentro de suas atribuições, sufocando a logística das organizações criminosas.