AMAZONAS SETOR PRIMARIO

Idam capacita agricultores para fomentar cultivo do açaí em Barreirinha

Curso de ‘boas práticas para o cultivo do açaí’ foi ministrado nas comunidades de São Paulo do Açu e em Freguesia do Andirá

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Local (UnLOC) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) de Barreirinha (331 quilômetros distantes da capital), juntamente com a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), realizaram o curso de ‘boas práticas para o cultivo de açaí’ nas comunidades São Paulo do Açu e em Freguesia do Andirá, zona rural do município localizado no baixo Amazonas. A capacitação contou com a presença de 50 agricultores da região e tem como objetivo o fortalecimento do açaí cultivado, na zona rural do município localizado na região do baixo rio Amazonas.

Durante a ação integrada, foram entregues três mil mudas de açaí (1.500 em cada comunidade) aos produtores. O objetivo da entrega, realizada nos dias 12 e 13 de janeiro, é plantar ¼ de hectare da cultura neste inverno, como explica o engenheiro agrônomo e gerente da unidade, Rafael Koide.

“Entregamos ao todo 3 mil mudas de açaí, sendo 1.500 mudas em cada comunidade. E agora, com o acompanhamento técnico, esses produtores poderão plantar neste inverno o equivalente a ¼ de hectare de açaí. Esse é o incentivo do estado, para junto com o município implementarmos essa cadeia produtiva”, disse Rafael, para, em seguida, revelar ‘os planos’ para 2023. “Estamos planejando o plantio de 80 hectares só com açaí para 2023. Temos o apoio da comunidade e dos produtores e muito em breve, teremos o açaí como uma das principais cadeias do município”, concluiu.

Produtores de maracujá, pimenta de cheiro, melancia, cheiro verde, jerimum e agora açaí, o casal Eulania Paixão e Genesis Silva Brito, moradores da comunidade de São Paulo do Açú, elogiaram a capacitação recebida pelo Idam.
“Me sinto abençoada por poder participar dessa capacitação. Aprender a fazer corretamente o plantio que antes era feito de qualquer jeito é muito bom. Aprendi muito e agradeço o Idam e a Sempa pelo apoio que tem nos repassado para termos mais conhecimentos de como trabalhar. E espero poder participar de mais capacitações como essa, pois tenho um sonho um dia poder fazer até uma faculdade”, ressaltou Eulania Paixão.

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do Setor Primário, com atendimento focado nas pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no estado do Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório do Idam central funciona no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, ao lado do campo da ULBRA, e o atendimento ao público é realizado na Unidade Local de Manaus, localizada na avenida Torquato Tapajós, Km 17 – Santa Etelvina, próximo a barreira da cidade.

FOTOS: Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) / Divulgação

Postagens relacionadas

Assembleia Legislativa realiza Bazar de Natal aberto ao público até sexta-feira (1º)

Jamil Maciel

Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de educação financeira para MEIs

Paulo Apurina

Fundação Estadual do Índio completa seis anos de existência

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights