AMAZONAS POLÍTICA SETOR PRIMARIO

Idam realiza logística de sete toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares indígenas

Adquiridos por meio do PAA Indígena, os itens foram produzidos por agricultores de Envira e Manaquiri, assistidos pelo instituto

Sete toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares indígenas das etnias Kulina, Apurinã e Miranha de Manaquiri e Envira (respectivamente, a 60 e 1.208 quilômetros de Manaus) foram escoadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, os itens tiveram como destino escolas e instituições de assistência a indígenas dos municípios.

Em Envira, o instituto, por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Envira, atuou, na quarta-feira (26/02), na logística de quatro toneladas de alimentos, que incluem pupunha, banana pacovã, cupuaçu in natura, macaxeira, limão regional e vinho de açaí. Os itens foram produzidos por 40 famílias das aldeias Aruanã, Macapá e Voz do Acurauá.

“Adquiridos pelo Governo do Amazonas com fundos federais, os alimentos serão distribuídos pela Casa de Apoio à Saúde Indígena a famílias indígenas das aldeias Vida Nova, Buriti e Capoeira, bem como indígenas que moram na sede do município”, informou o gerente da UnLoc Idam/Envira, Cerlandio Lemos.

Em Manaquiri, foram escoadas, pela UnLoc Idam/Manaquiri, três toneladas de alimentos produzidas por cinco agricultores familiares indígenas das etnias Apurinã e Miranha, que residem na comunidade Maria Feitosa.

“Entre os alimentos escoados estiveram milho verde, limão, abóbora, goiaba e taperebá”, disse o gerente da UnLoc Odam/Manaqui, Ricardo Sobreira, ao acrescentar que, no município, os itens serão utilizados na merenda escolar de escolas indígenas.

Fotos: Divulgação/Idam
Foto: Divulgação/Idam

PAA Indígena

O PAA Indígena é um programa do Governo Federal que proporciona a compra direta de alimentos de agricultores familiares indígenas, sem necessidade de licitação, e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como à rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública de ensino.

Coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o PAA tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e geração de emprego e renda dos agricultores familiares e, assim, promover a economia local e a redução da insegurança alimentar e nutricional no país.

Via Agência Amazonas

Fotos: Divulgação/Idam

Postagens relacionadas

No Dia da Visibilidade Trans, Assembleia Legislativa do Amazonas destaca legislações sobre o tema

Paulo Apurina

Artesã indígena ganha visibilidade internacional e vai expor seus trabalhos na maior feira de artesanato da América Latina

Paulo Apurina

Sine Amazonas divulga 392 vagas de emprego em diversas áreas para esta quinta-feira

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights