MANAUS SAÚDE

IMUNIZAÇÃO – Prefeitura de Manaus inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 15/2

Prefeitura de Manaus vai dar início à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, nesta quarta-feira, 15/2, para sete grupos prioritários, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai disponibilizar as doses da Pfizer Bivalente, com a tampa de cor cinza, em 55 unidades de saúde do município.

O anúncio da nova fase da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 foi feito pelo prefeito David Almeida por meio das redes sociais, nesta terça-feira, 14/2, ao lado da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe. “A prefeitura acaba de receber 50 mil doses da vacina bivalente da Pfizer, que combate, tanto a cepa original da Covid quanto a variante ômicron. Nós vamos imunizar a população a partir de amanhã, então se você está incluído nesta etapa, procure nossas unidades”, afirmou o prefeito.

A secretária Shádia Fraxe informou que a primeira remessa do imunizante foi entregue pela Fundação de Vigilância em Saúde – Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), após repasse do Ministério da Saúde ao Estado, e que nesta terça-feira, gestores e técnicos de todos os Distritos de Saúde (Disa) de Manaus se reuniram por meio de videoconferência para alinhar fluxos e demais orientações sobre a nova fase da campanha.

“Essa nova geração de vacinas é capaz de imunizar contra a cepa original do novo coronavírus e também contra as variantes ômicron, e está sendo liberada à população após rigorosos estudos de segurança e eficácia. Os níveis de imunidade contra a Covid-19 tendem a diminuir com o passar do tempo, e esse reforço precisa ser feito para que os grupos mais vulneráveis não sofram com as formas graves que a doença pode gerar”, observou Shádia.

Inicialmente, a vacina bivalente será ofertada para idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, pessoas imunossuprimidas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas aldeados, ribeirinhos e quilombolas. Com exceção dos idosos, os demais grupos poderão ser imunizados a partir dos 12 anos de idade.

De acordo com a secretária, a zona Sul terá 16 unidades com a oferta da bivalente, as zonas Leste e Oeste terão 15, cada uma, e a zona Norte, nove pontos de referência. Os endereços estão listados no site da secretaria (semsa.manaus.am.gov.br), ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19. As informações também podem ser obtidas nas redes sociais da Semsa (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).

Critérios

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explica que os usuários devem ter recebido a segunda dose do esquema primário, ou as doses de reforço, há pelo menos quatro meses. O público apto para tomar a bivalente em Manaus é estimado em cerca de 138 mil pessoas.

“Os Distritos de Saúde vão organizar ações programadas para levar essa vacinação até instituições de longa permanência da capital e quilombos, assim como o Disa Rural irá se articular para imunizar ribeirinhos e moradores daquela área. A vacinação dos indígenas aldeados é feita por meio do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), e os demais grupos devem buscar as nossas unidades”, disse.

Os usuários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina. As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem levar um documento que comprove sua condição de saúde, como laudo ou receita médica, e as puérperas precisam ter em mãos o cartão da gestante, Declaração de Nascido Vivo ou certidão de nascimento da criança.

Isabel ressalta ainda que as pessoas que tiveram infecção leve ou moderada da Covid-19 devem aguardar 30 dias para tomar a bivalente, e no caso de quadros graves da doença, é necessário esperar 90 dias. Aqueles que tiveram contato com casos confirmados de Covid devem aguardar o período da quarentena.

Rotina

A Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 segue atendendo os demais públicos, a partir de 6 meses de idade, com os imunizantes já disponibilizados na rotina. Os usuários precisam manter o esquema vacinal atualizado para evitar formas graves da doença, principalmente com o esquema primário de duas doses, mas também com as doses de reforço liberadas.

Na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), é possível consultar de forma individual quantas doses já foram recebidas pelo cidadão, e se ele já está no prazo para tomar algum reforço. Atualmente, a Semsa oferta mais de 70 pontos de vacinação para o público em geral a partir de 12 anos de idade, 35 para crianças de 5 a 11 anos, e 14 pontos para crianças de 6 meses a 4 anos.

— — —

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Altemar Alcântara / Arquivo Semcom

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida prestigia a posse de Mauro Campbell como corregedor nacional de Justiça

Paulo Apurina

Espaços da prefeitura de Manaus abrigam duas feiras itinerantes de artesanato

Jamil Maciel

Propostas de Roberto Cidade reforçam importância de ações em saúde para o câncer colorretal e a endometriose

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights