BRASIL

Indígenas do Amazonas e Roraima querem senadores fora da Comissão que acompanha crise dos Yanomami

Organizações indígenas de Roraima e Amazonas pedem o afastamento dos senadores Chico Rodrigues (PSB-RR) e Hiran Gonçalves da Comissão Externa que acompanha a crise Yanomami.

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), organização que representa 261 comunidades, e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), que representa 750 comunidades aldeias do Amazonas, emitiram notas de repúdio no último sábado (18) contra a escolha dos senadores para presidência e relatoria da comissão.

Os nativos afirmam que a escolha é “imoral” e que os dois senadores “nunca se posicionaram a favor do povo Yanomami” e dos povos indígenas de Roraima.

Na nota, as organizações citam ainda que, em 2020, Chico Rodrigues foi flagrado pela Polícia Federal com R$ 33 mil na cueca em uma operação para apurar um esquema de desvio de recursos públicos para o combate à Covid-19, em Roraima.

Chico Rodrigues (PSB) foi eleito presidente da Comissão Temporária do Senado na última quarta-feira (15) e Hiran foi eleito como relator da comissão.

Via Band News Difusora

Postagens relacionadas

Governo Federal pede ‘devolução’ de auxílio emergencial recebido indevidamente por 625 mil pessoas

Paulo Apurina

Ciro visita Fux no STF e destaca entendimento e harmonia entre Poderes

Paulo Apurina

PF apura nova joia ofertada ao Brasil e desviada no governo Bolsonaro

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights