AMAZONAS CULTURA Interior SAÚDE

Indígenas ocupam sede do DSEI no Vale do Javari, e Ministério da Saúde promete enviar equipe ao AM

Ocupação ocorre em Atalaia do Norte; MPF e Ministério da Saúde acompanham o caso e tentam mediar solução com comunidades indígenas

Indígenas ocuparam o prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, no interior do Amazonas. O Ministério da Saúde informou que acompanha a situação e deve enviar representantes à região nos próximos dias para ouvir as reivindicações das comunidades e buscar soluções negociadas.

Apesar da ocupação, os serviços essenciais de saúde nas aldeias seguem funcionando normalmente, segundo o Ministério, incluindo remoções de pacientes e atendimentos médicos realizados pelas equipes que atuam no território.

>>> Curta AM PIX no Facebook

>>>Acompanhe AM PIX no WhatSap

>>>Curta AM PIx no X

>>>Curta AM PIX no Instagram

A pasta destacou que os investimentos no DSEI Vale do Javari aumentaram nos últimos anos. O orçamento anual, que era de R$ 25,3 milhões em 2022, passou para R$ 54 milhões em 2024.

O número de atendimentos também cresceu: foram 211 mil em 2022, 239 mil em 2023 e mais de 250 mil neste ano. Nesse mesmo período, 14 obras de infraestrutura e saneamento foram concluídas em 15 aldeias, beneficiando cerca de 2.200 indígenas.

Em nota, o Ministério da Saúde reafirmou o compromisso com a saúde indígena, o diálogo permanente com as comunidades e a participação social na construção de políticas públicas voltadas aos povos tradicionais.

O Ministério Público Federal (MPF) em Tabatinga também acompanha o caso. O órgão já realizou duas reuniões com a Organização Geral dos Mayoruna (OGM) e marcou um novo encontro para a manhã desta terça-feira (8), com a presença de representantes do movimento indígena, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do DSEI e da Polícia Federal.

O objetivo, segundo o MPF, é ouvir as demandas, promover o diálogo e buscar uma solução pacífica para a ocupação.

Via G1 Amazonas

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas reafirma compromisso com educadores e realiza pagamento de progressões verticais

Vilhena

Projeto de Roberto Cidade propõe divulgação de pacientes desconhecidos internados em hospitais

Paulo Apurina

UEA divulga edital de especialização em Odontopediatria

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights