SAÚDE

Informe atualiza cenário de Rabdomiólise por Doença de Haff nesta quarta-feira

O documento está disponível em: https://bit.ly/3tVkQYQ

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), unidade da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta quarta-feira (25/10), o Informe Epidemiológico semanal com o cenário de rabdomiólise por Doença de Haff no Amazonas. O documento está disponível em: https://bit.ly/3tVkQYQ .

No Amazonas, de janeiro até esta quarta-feira (25/10), foram notificados 92 casos, sendo 59 compatíveis e 30 descartados. Os casos compatíveis correspondem a pessoas residentes em: Itacoatiara (40), Manaus (9), Manacapuru (3), Parintins (2), Careiro da Várzea (2), Nova Olinda do Norte (1), Borba (1) e Silves (1). Não há óbitos relacionados à doença.

A FVS-RCP esclarece que a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) no Amazonas realiza rastreio, em parceria com as equipes de Vigilância Epidemiológica municipais, sobre a identificação dos casos que atendem à definição de caso suspeito de rabdomiólise compatível com a Doença de Haff, resultando no quantitativo de 58 casos compatíveis.

Serviço de Saúde

A FVS-RCP destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.

Sobre a rabdomiólise

A rabdomiólise é uma síndrome que pode ocorrer em função de agravos diversos, como traumatismos, atividades físicas excessivas e infecções, ou ainda devido ao consumo de álcool e outras drogas. Quando associada ao consumo de pescados, a síndrome é denominada doença de Haff.

Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia (dor muscular), mal-estar, náuseas, fraqueza muscular, dor abdominal, vômito e urina escura.

Fonte: FVS-RCP

Foto: Leticia Araújo

Postagens relacionadas

Carreta Vacina Amazonas alcança mais de 9,5 mil doses aplicadas na Praça Heliodoro Balbi

Paulo Apurina

Campanha de vacinação antirrábica da Prefeitura de Manaus vai percorrer nove bairros de 25 a 27/10

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus apela a tutores de animais que evitem faltar ao agendamento para castração no CCZ

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights