EDUCAÇÃO

Inscrições para a 2ª mobilização do Provão Eletrônico na capital começam na segunda-feira (29/05)

Serão ofertadas 12 mil vagas para os alunos da capital que terão quatro locais de prova disponíveis

O processo de inscrição para a 2ª mobilização do Provão Eletrônico em Manaus começa na próxima segunda-feira (29/05). Nesta janela de realização do certame, estão sendo oferecidas 12 mil vagas para os candidatos interessados, que devem se inscrever até o próximo dia 2 de junho. A iniciativa busca permitir a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio àqueles que estão fora do período regular. Os interessados devem se matricular de forma on-line, pelo link http://examesupletivo.seduc.am.gov.br/.  

No ato da inscrição, os alunos podem escolher o local de realização da prova. No total, quatro escolas da rede estadual estão disponíveis: o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus; Escola Estadual (EE) Sólon de Lucena, zona centro-sul; EE Padre Luís Ruas, na zona leste e EE Eliana Socorro Pacheco Braga, zona norte. 

A aplicação do exame eletrônico acontecerá no período entre  5 de junho e 30 de setembro. Desde a implantação do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), em 2008, a Secretaria de Educação e Desporto já atendeu mais 344 mil candidatos, entre estudantes da capital e interior. 

“Nós destinamos o prazo de uma semana para agendamento, porém,   normalmente as vagas acabam em no máximo três dias. A taxa de ocupação beira os 100%, então o nosso conselho é que os estudantes estejam atentos à abertura do prazo”, salienta o coordenador do SEA, Luciano Melo. 

Sobre a prova

Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente. Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.

As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte. E nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.

Para ser aprovado é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0.  Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivo.seduc.am.gov.br.

Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado por meio do e-mail gaeed@seduc.net, ou na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade, na sede da Secretaria de Educação e Desporto, localizada na rua Waldomiro Lustoza, Japiim II, zona sul de Manaus.

Documentação

Na data da realização da prova, o candidato deverá se dirigir ao local escolhido munido do comprovante de agendamento, do RG e CPF originais. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos para fazer o Provão Eletrônico para o Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio.

Próximas datas 

Após o término desta mobilização, ainda está prevista para a capital amazonense mais uma janela de realização entre os meses de outubro e dezembro. Mais 12 mil vagas serão ofertadas, totalizando aproximadamente 36 mil vagas durante todo o ano, somente na capital. 

No interior, o provão eletrônico retorna em setembro, nos municípios de Parintins, Tefé,  Boca do Acre e Coari. Seis mil vagas serão disponibilizadas. 

Fonte: Agência Amazonas

Postagens relacionadas

Secretaria de Educação abre inscrições para PSS de novos diretores escolares

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus beneficiará mais de 2,5 mil servidores da Semed com Funções Especiais de Magistério

Jamil Maciel

Inscrições para o Encceja 2023 já estão abertas

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights