POLÍTICA

INVESTIMENTOS – Vereadores aprovam prefeitura contratar recursos voltados à ampliação de pacote de obras em Manaus

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta terça-feira, 14/3, autorização para a Prefeitura de Manaus contratar empréstimo de R$ 600 milhões para a ampliação dos investimentos em infraestrutura na capital amazonense.

Entre as obras que serão financiadas com os recursos, a serem contratados do Banco do Brasil, estão novos complexos viários, investimentos em mobilidade urbana, recapeamento de vias, revitalização de centros esportivos e de espaços de lazer e convivência social como o Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O recurso possibilita a continuidade do Programa de Melhoria da Infraestrutura Urbana e Tecnológica do Município de Manaus (Prominf/Manaus), conforme destaca a mensagem, com o Projeto de Lei nº 110/2023, enviado pelo prefeito David Almeida aos vereadores.

No documento, o prefeito destaca que ao final da atual administração, em 2024, a prefeitura terá pago aproximadamente R$ 2,1 bilhões em dívidas contraídas em gestões passadas. “Ao passo que estaremos contratando nesse mesmo período bem menos, algo em torno de um bilhão e duzentos milhões de reais”, ressaltou.

Durante os debates no plenário da casa legislativa, o vereador Elan Alencar destacou exatamente esse ponto, da preocupação da atual administração com as finanças. “A gestão do prefeito David Almeida vai ser a única que não deixará dívida para as próximas gestões. Vai pagar mais dívidas, de gestões passadas, do que contratar novos empréstimos”, disse.

O relator do PL do Executivo na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), vereador Gilmar Nascimento, destacou, em seu voto, que os recursos serão alocados no Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), conforme o Artigo 1º do PL aprovado, o que deixa claro quais tipos de investimentos serão realizados.

Entre as finalidades do FMDU, destacou o parlamentar, estão o financiamento de: “programas e projetos habitacionais de interesse social; sistema de transporte coletivo público, sistema cicloviário e de circulação de pedestres; implantação de parques; realização de melhorias em vias estruturais ou de transporte público de passageiros; requalificação de eixos e corredores urbanos; e implantação de equipamentos urbanos e comunitários, espaços públicos de lazer e áreas verdes”.

— — —

Texto – Hudson Braga / Semcom

Fotos – Divulgação / Arquivo Semcom 

Postagens relacionadas

David Almeida destaca transparência da gestão, com 95% dos contratos licitados

Paulo Apurina

Prevent fez tratamento paliativo para reduzir custos, diz paciente

Paulo Apurina

Na presidência da CMM, Caio André garantiu estrutura necessária para trabalhos da CPI da Águas de Manaus

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights