Conscientizar os tutores e a sociedade para a vacinação e a prevenção de zoonoses. Estes são os objetivos da campanha Julho Dourado, que é tema de ações especiais no Hospital Veterinário Nilton Lins (HVet), na zona Centro-sul de Manaus.
Segundo a professora e diretora do hospital, Gigliola Pontes, muitos tutores não estão atentos para a atualização do calendário vacinal de seus pets, assim como para a importância de check-ups e exames periódicos como parte da rotina de cuidados para evitar inúmeras doenças.
No caso dos cães, a especialista destaca que a principal zoonose que pode ser prevenida com a aplicação da vacina é a raiva, por meio da antirrábica, e nos gatos, as vacinas V3, V4 e V5 são utilizadas para evitar doenças como a rinotraqueíte felina, a calicivirose, a panleucopenia felina (que pode causar danos ao sistema digestivo e sanguíneo) e a clamidiose.
Todas as vacinas devem ser aplicadas anualmente nos pets adultos e no caso de filhotes após avaliações clínicas prévias.
“A ideia da campanha é mostrar para os tutores que uma simples ida ao veterinário pode melhorar a qualidade de vida do seu pet, assim como é um alerta para outras doenças comuns como leptospirose, cinomose e a parvovirose. A prevenção sempre é o melhor remédio”, acrescentou Gigliola.
Esporotricose
Com um grande número de casos em humanos registrados em Manaus nos últimos meses – 501 entre janeiro a abril deste ano – a esporotricose animal, é outra zoonose que pode ser prevenida e tratada com a assistência veterinária adequada.
Provocada pelo fungo Sporothrix Brasiliensis presente no solo, a esporotricose acomete principalmente gatos por terem maior contato com a terra, mas os cães também podem ser infectados. “Os tutores, ao perceberem qualquer lesão, devem procurar imediatamente o veterinário. A doença tem cura com o tratamento correto e o diagnóstico precoce”, alertou.
Compromisso
O Hospital Veterinário Nilton Lins está localizado no campus da Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, em Manaus. Além de consultas e vacinas, a unidade realiza cirurgias como a castração e uma série de atendimentos com o compromisso de facilitar o acesso aos cuidados veterinários e contribuir para o bem-estar animal por meio de tarifas acessíveis.
O horário de funcionamento do HVet é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados, de 8h ao meio-dia. Os tutores interessados em mais informações e agendar consultas podem entrar em contato pelo Whatsapp (92) 9.8416 5847 ou no Instagram @hvetniltonlins.
Via Press Comunicação
#unl #hvet #universidadeniltonlins #pets #manaus #amazonas