AMAZONAS

Mais de 500 pessoas são imunizadas contra Covid-19 durante “Peixe no Prato”, no Parque São Pedro

Ação desta quarta-feira foi realizada em duas escolas da zona oeste de Manaus

Como estratégia para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 em Manaus, o Governo do Amazonas levou equipes de vacinadores para o Parque São Pedro e para o conjunto Cidadão 10, no Tarumã, zona oeste da capital; que receberam ações do programa Peixe no Prato, nesta quarta-feira (22/12). Ao todo, 549 pessoas foram vacinadas em quatro horas, no Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) III – Escola Estadual Waldocke Fricke de Lyra; e na Escola Estadual Karla Patrícia Barros de Azevedo.

Para receber o pescado nas duas escolas, a exigência era estar vacinado com ao menos uma dose. As equipes da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também estavam aplicando a segunda dose e a dose de reforço contra a Covid-19.

“O Governo do Estado, através da Fundação de Vigilância em Saúde, trouxe a ação de vacinação para aproveitar a oportunidade e chegar próximo à população. As pessoas só recebem o peixe se estiverem vacinadas pelo menos com a primeira dose, além de ser uma oportunidade para atualizar o esquema vacinal. A população está recebendo a nossa equipe com muito carinho”, ressaltou Cinthia Alcântara, assessora de Apoio à Gestão da FVS-RCP.

Oportunidade – A estudante Ana Vitória Silva, 18, aproveitou para tomar a segunda dose do imunizante, antes de receber o peixe. “Tem gente que não consegue, não tem tempo ou não tem como ir mais longe para tomar a vacina, então está sendo importante para muita gente, além de mim, essa ação aqui mais perto, para tomar as vacinas atrasadas, para se prevenir também, está ajudando muito”, observou.

Para a dona de casa Esmeralda Lira, 58, a iniciativa de aliar a vacinação à doação de pescado beneficia toda a população. “Tinha gente que não podia ir se vacinar, eu era uma, e agora me vacinei e estou muito feliz. Este peixe veio na hora certa, porque tem muita gente que não tem nada para colocar no prato, na mesa, para comer. É um presente de Natal ótimo”, considerou Esmeralda.

Peixe no Prato – A edição desta quarta-feira (22/12), que distribuiu 20 toneladas de pescado para cerca de 8 mil famílias da zona oeste de Manaus, com a participação do governador Wilson Lima, foi a penúltima do ano. Nesta quinta-feira (23/12), a última edição de 2021 ocorrerá no Viver Melhor em dois pontos: no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes; e CMPM IV – Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira. As equipes da FVS-RCP também estarão nas escolas, para vacinar a população beneficiada pelo Peixe no Prato.

“Esse é um programa inédito do Governo do Amazonas, do governador Wilson Lima que, além de colocar dinheiro na economia, por meio da compra do pescado dos piscicultores e pescadores do Amazonas, garante segurança alimentar e nutricional de milhares de pessoas”, destacou o secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães.

Além do peixe, nestas últimas edições também estão sendo distribuídos abacaxis, adquiridos de agricultores familiares; e caixas de chocolates do Natal Solidário, promovido pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

“Desde o primeiro Peixe no Prato, eu e minha comunidade tínhamos uma grande expectativa de o programa vir para o bairro. As famílias aqui são muito vulneráveis, a gente tem dentro do conjunto 1.200 moradias, nada mais esperado do que o Peixe no Prato. Quero agradecer de coração ao governador, em nome da minha comunidade, o peixe veio em boa hora. É um grande presente de Natal, o melhor presente”, celebrou a líder comunitária do Conjunto Cidadão 10, Suzy Santos.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), por meio da coordenação da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), o programa tem o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e do FPS.

FOTOS: Bruno Zanardo e Diego Peres/Secom

Postagens relacionadas

Em comemoração pelos 19 anos do CPE, Wilson Lima destaca atuação das tropas especiais da PMAM

Paulo Apurina

Mais de 800 alunos da rede estadual de Manaus são aprovados na 1ª fase de curso de empreendedorismo

amazonaspix@gmail.com

Balanço epidemiológico da Covid-19 no Amazonas é divulgado pela FVS-RCP, nesta quarta-feira (02/02)

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights