OPORTUNIDADE

Mais três comunidades são atendidas pela Prefeitura de Manaus com regularização fundiária urbana

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta sexta-feira, 14/7, aos trabalhos de cadastro em outras três comunidades para fazer a entrega de mais registros de imóveis na gestão do prefeito David Almeida. A previsão é de ter, até o final do cadastramento de casa em casa, nas localidades, pelo menos 1.500 beneficiários com a documentação.

Os trabalhos estão sendo realizados nas comunidades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Raio de Sol, no bairro Cidade Nova, zona Norte, e na Santa Inês, no Jorge Teixeira, zona Leste, por equipes da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), cumprindo mais uma etapa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

Os cadastradores iniciaram as visitas de casa em casa, nesta sexta-feira, das 9h às 16h, fazendo a coleta de dados e de documentação individual, inclusive para ajudar na comprovação da posse.

Ao receber a equipe da Semhaf, devidamente identificada, os moradores devem apresentar identidade e CPF; documento do lote (se tiver), e comprovante de residência atual e de 5 anos atrás, para atestar o tempo de moradia no local. Caso o morador seja casado, deverá apresentar certidão, ou se for viúvo, no caso, levar o atestado de óbito.

Para tirar dúvidas dos residentes, uma base dos trabalhos estará funcionando na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rua Fábio Lucena.

A Prefeitura de Manaus lembra que todo o trabalho é feito de forma gratuita, sem qualquer custo aos beneficiários. O produto final da Reurb é o direito real registrado no cartório de imóveis, o que dá segurança na propriedade a essas famílias de baixa renda.

“Toda essa mobilização está sendo feita para permitir que os moradores dessas comunidades possam fazer a inscrição para regularizar seus imóveis e, com isso, ter a segurança jurídica da sua residência. Essa é mais uma ação da prefeitura, que busca facilitar a vida da população, levando o serviço de regularização fundiária às pessoas”, disse o secretário municipal de Habitação, Jesus Alves.

Ao final deste trabalho serão emitidas as Certidões de Regularização Fundiária (CRFs), indicando o direito real constituído e com base nas leis municipais e federais em vigor.

O que é a regularização?

Regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme a lei federal 13.465/2017 e a lei municipal 2.492/2019.

O Reurb tem como foco os núcleos urbanos informais, aqueles clandestinos, irregulares ou nos quais não foi possível realizar a titulação de seus ocupantes, ainda que atendida a legislação vigente à época de sua implantação ou regularização.

Fonte: Implurb

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Aprovados em concurso público da Manaus Previdência tomam posse

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus promove terceira ação da van Semtepi Itinerante

Jamil Maciel

Sine Manaus oferta 247 vagas de emprego nesta quinta-feira, 25/4

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights