ECONOMIA TECNOLOGIA

Ministro das Comunicações vai à Coreia do Sul e ao Catar para compromissos ligados ao 5G

Na quarta-feira (18), Faria disse que o leilão do 5G deve ser realizado entre o fim de setembro e a primeira quinzena de outubro

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, viaja no fim do mês para Seul, na Coreia do Sul, e para Doha, no Catar, para compromissos oficiais ligados à tecnologia 5G de telecomunicações.

De acordo com o Diário Oficial da União (DOU), Faria irá aos dois países no período de 28 de agosto a 4 de setembro “para participar de encontros com representantes de governo e de empresas de infraestrutura de telecomunicações e tecnologias críticas detentoras de tecnologia 5G e fortalecer a cooperação em tecnologias da informação e comunicação”.

Na quarta-feira (18), Faria disse que o leilão do 5G deve ser realizado entre o fim de setembro e a primeira quinzena de outubro. Na tarde do mesmo dia, o Tribunal de Contas da União (TCU) adiou a análise do edital em razão do pedido de vista de um dos ministros, Aroldo Cedraz. 

A maioria do plenário da Corte, no entanto, antecipou posição favorável à proposta do relator, Raimundo Carreiro, e decidiu impor prazo de uma semana para que o edital do 5G volte para a pauta de votações do tribunal. Com isso, o edital ainda passará pelo crivo do plenário novamente na próxima semana.

Depois do plenário do TCU, ainda será preciso publicar o acórdão, o que só pode ocorrer após Cedraz trazer seu voto e submetê-lo à apreciação dos colegas. Mesmo tendo antecipado seus votos, eles podem mudar de posição e, eventualmente, apoiar os ajustes que forem propostos por Cedraz. Ao final do julgamento de quarta-feira, foram 7 votos a favor do edital e o pedido de vista de Cedraz – a presidente, Ana Arraes, só vota em caso de empate.

O adiamento no TCU pode atrasar ainda mais o leilão do 5G no Brasil. O edital já havia sido aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 25 de fevereiro, mas, só depois da aprovação no TCU e de prováveis ajustes pela Anatel dos pedidos feitos pelo órgão, será possível marcar o leilão.

VIA FV

Postagens relacionadas

PIB do Amazonas cresce 1,9% no 1º trimestre de 2024

Paulo Apurina

Programa de Parcerias de investimentos qualifica mais 18 ativos para estudos de concessão de desestatização

Paulo Apurina

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights