AMAZONAS POLÍTICA SAÚDE

No Dia Mundial de Saúde, Aleam destaca iniciativas parlamentares voltadas à área

O Dia Mundial da Saúde, comemorado neste dia 7 de abril, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data para conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

Diante do tema, várias iniciativas parlamentares em forma de matérias legislativas, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), podem ser destacadas, como o PL nº 77/2023, que originou a Lei Ordinária nº 6.806/2024, de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), que assegura às mulheres o direito à acompanhante durante as consultas médicas, exames e demais procedimentos clínicos. “O intuito é garantir a segurança física dessas pacientes”, destacou o presidente.

Também voltado à saúde feminina, o Projeto de Lei (PL) nº 03/2023, do deputado Carlinhos Bessa (PV), originou a Lei Ordinária nº 6.530/ 2023, que estabelece diretrizes de atenção integral à saúde da mulher, com a criação de serviços do sistema público de saúde. Serviços de planejamento familiar, doenças psicossomáticas e transtornos mentais relacionados à saúde da mulher, assistência integral a mulheres no climatério, dentre outros pontos.

“As mulheres são a maioria da população brasileira, representando 50,77%, e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), por isso é importante tratar a saúde da mulher com prioridade”, disse Bessa.

Projetos de Lei 

O PL nº 92/2025, de autoria de Roberto Cidade, dispõe sobre as Diretrizes Gerais para implementação do Sistema de Saúde Fluvial no Amazonas, com o objetivo de ampliar o acesso da saúde a populações ribeirinhas e comunidades isoladas. 

“A vulnerabilidade dessas populações se manifesta em indicadores de saúde preocupantes, como altas taxas de doenças evitáveis e baixa cobertura vacinal. A implementação de embarcações hospitalares equipadas com telemedicina e recursos avançados permitirá levar serviços essenciais diretamente a essas localidades, reduzindo o tempo de resposta e ampliando o impacto das políticas públicas de saúde”, afirmou o parlamentar.

Já o PL nº 46/2025, de autoria do deputado estadual Daniel Almeida (Avante), institui diretrizes para incentivo à preservação da saúde mental de adolescentes no estado promovendo ações que valorizem o bem-estar emocional, previnam transtornos psicológicos e incentivem o acolhimento no ambiente escolar, familiar e social. 

De acordo com o deputado, o objetivo é combater a crescente incidência de transtornos mentais entre adolescentes. “É preciso que o poder público atue de forma preventiva, incentivando práticas que promovam o bem-estar emocional e previnam problemas futuros. Este projeto estabelece diretrizes gerais que podem ser aplicadas em diferentes contextos, com a participação ativa de escolas, famílias e sociedade. A preservação da saúde mental é uma questão de interesse público e um compromisso com as futuras gerações”, explicou.

Saúde para os servidores

A saúde dos servidores da Assembleia é preocupação da gestão da Casa, que promove, anualmente, iniciativas de prevenção, como campanhas “Setembro Amarelo”, dedicado à prevenção do suicídio; “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama; “Novembro Azul”, prevenção ao câncer de próstata e “Dezembro Vermelho”, chamando atenção à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente a causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Além disso, periodicamente campanhas de vacinação são feitas, ofertando imunização para Covid-19, gripe, entre outras.

A saúde sexual dos servidores é outro ponto de atenção, com a distribuição de preservativos próximo a datas festivas como Carnaval; Festival Folclórico de Parintins e festas de fim de ano. “Especialmente próximo a datas festivas, como Carnaval e Festival de Parintins, fazemos a distribuição dos preservativos, destacando a importância do sexo seguro”, explicou o diretor de saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade.

— — —

Texto – Diretoria de Comunicação / Aleam

Foto – Hudson Fonseca / Aleam

Postagens relacionadas

Projeto de Roberto Cidade pede prioridade no atendimento aos doadores de sangue raro

Paulo Apurina

Deputados saem de acampamento no STF após decisão de Moraes

Paulo Apurina

Prefeito David Almeida assina contratos para construção de mais 1,2 mil unidades do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Manaus

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights