AMAZONAS SETOR PRIMARIO

NUTRIÇÃO – Prefeitura de Manaus reunirá instituições para discutir segurança alimentar em contextos emergenciais e de crises humanitárias

Prefeitura de Manaus irá reunir representantes de diversas instituições, no dia 1º/3, durante o 1º Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto de Situações de Emergências e Crises Humanitárias. A atividade será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra). O evento será realizado no hotel Blue Tree Premium Manaus, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, nº 817, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, explica que o encontro visa discutir e nortear novas estratégias para proporcionar o acesso à alimentação saudável e adequada, identificação e acompanhamento de situação domiciliar de insegurança alimentar e a elaboração do plano de contingência para o enfrentamento da má nutrição.

A desnutrição, que configura um dos principais desafios no país, está muito relacionada à situação de pobreza e é um dos fatores da mortalidade na primeira infância. Além desse problema, o município visa fortalecer o enfrentamento de casos de sobrepeso, obesidade e carência de micronutrientes.

“Esse cenário reforça a necessidade de fortalecimento das ações de vigilância alimentar e nutricional na Atenção Primária à Saúde (APS), com profissionais capacitados que estejam aptos a identificar sinais e sintomas e monitoramento de casos de desnutrição infantil, principalmente dos quadros graves e moderados, além de garantir a oferta de cuidados adequados para recuperação dos indivíduos desnutridos”, explica Lia.

No período da manhã, de 8h às 12h, o encontro reunirá 40 representantes da esfera governamental, das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Ensino e Pesquisa, entre outras.

Serão promovidas mesas-redondas e as palestras “Compromissos centrais do Unicef na resposta às emergências” e “Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável, e da soberania alimentar no enfrentamento dos agravos da má nutrição”.

À tarde, o público-alvo são 80 profissionais da Atenção Primária do município, de todos os distritos de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde. Serão pactuadas uma série de ações a serem desenvolvidas nos territórios, com foco na triagem dos pacientes, vigilância na APS e o cenário nacional sobre a insegurança alimentar.

“Nosso principal objetivo é promover a qualificação, o diálogo e a integração intersetorial das dimensões alimentar e nutricional, para a garantia dos Direitos Humanos à Alimentação Adequada (DHAA), da Segurança Alimentar e Nutricional e da promoção de saúde da população e a organização da atenção nutricional no âmbito da Atenção Primária à Saúde às pessoas em situação de insegurança alimentar”, destaca Lia Ferreira.

— — — 

Texto – Divulgação / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Postagens relacionadas

Presidente da Aleam, Roberto Cidade destaca importância da Procuradoria da Mulher durante formatura da 3ª turma de ‘Procuradoras Legais’

Paulo Apurina

Sine Amazonas divulga 136 vagas de emprego para esta segunda-feira

Paulo Apurina

Tribunal Pleno do TJAM começa a julgar IRDR sobre desconto indevido de tarifa bancária e dano moral

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights