Uncategorized

O que levamos em conta na hora de ajudar outras pessoas? conheça os 4 fatores

Ajudar o próximo, por que fazemos isso?

O comportamento pró-social, ou seja, aquela pessoa que fornece ajuda à outra, é uma área extremamente interessante para se fazer estudos e observações do cotidiano, mas afinal, quais os fatores que levam uns ajudarem outros?

Bem, o comportamento pró-social assume muitas variantes. De início, a motivação do individuo que assume o comportamento, pode ser de origem material ou espiritual, pode basear-se em altruísmo, egoísmo, reciprocidade ou aprendizagem de normas sociais (Aronson, Wilson e Akert, 2002).

A variação de ajudar o outro está no ato em sí: entregar um objeto que caiu despercebido, oferecer o assento no ônibus lotado, dar prioridade para um pedestre, desviar o caminho para dar carona pra alguém, doar sangue, interferir numa briga para proteger aquele que aparenta ser mais fraco(…) dentre outros inúmeros exemplos a serem dados.

Entretanto a variação está também na rapidez da resposta (quando tempo você leva para julgar a situação como positiva ou negativa para o comportamento pró-social) e também no parâmetro usado para avaliar a pessoa que vai receber a ajuda

A pessoa que vai receber ajuda: É comum antes de qualquer comportamento pró-social, avaliarmos a circunstância da pessoa que receberá a ajuda, esse exemplo pode ser visto quando alguém está pedindo dinheiro no semáforo, que critérios usamos para dar ou não uma moeda?

Perceba bem, o comportamento altruísta também depende de nós mesmos e da forma como nos alocamos no contexto, podendo sofrer influencias de fatores:

Individuais: Gênero, Idade, Educação. Homens tendem a ser mais negativos à outros homens e mulheres tendem a ter o comportamento mais pró-social quando se trata de outras mulheres.

Circunstanciais: hora, local, tempo disponível para fazer o ato pró-social

Sociais: a presença ou não de outras pessoas, isso é, se outras pessoas estão olhando ou se outras pessoas estão ajudando também.

Da Avaliação do custo pessoal: por exemplo, no caso da interferência em uma briga, qual a chance de ser bem-sucedido ou de apanhar por sua vez, ou, até a expectativa de retribuição futura?  Outro exemplo também, quando uma pessoa passa pedindo alimento na sua porta, antes de doar, você avalia se tem o suficiente pra você.

Para refletir: Por que é comum as pessoas filmarem seus atos pró-sociais e publicarem nas redes sociais?

Postagens relacionadas

FCecon informa sobre funcionamento durante jogo do Brasil na segunda-feira (05/12)

Vilhena

Inscrições da especialização em Matemática da UEA seguem até 30 de junho

Vilhena

Threat of nuclear catastrophe ‘at highest level since Cold War’

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights