BRASIL POLÍCIA

Operação Vetus II: ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública inicia apuração de casos de violência contra idosos

Polícias Civis de todo o país participam da operação, que começa nesta sexta-feira (15) 

                Em uma ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, as Polícias Civis de todo o país iniciam, nesta sexta-feira (15), a Operação Vetus II, com foco no combate à violência contra idosos. 

                Ao longo das próximas semanas, os profissionais de segurança pública vão se debruçar sobre as denúncias recebidas pelos canais oficiais e instaurar inquéritos relacionados a esses crimes. 

                “As operações coordenadas pelo Ministério em conjunto com as forças estaduais têm sido um sucesso. E com a Operação Vetus, um marco na proteção do idoso no Brasil, não será diferente. Milhares de denúncias vão ser apuradas e os responsáveis por esses crimes gravíssimos serão punidos”, afirma o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. 

                Durante a operação, serão apuradas denúncias do Disque 100, canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais. O trabalho também prevê a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas, cumprimento de mandados e medidas protetivas. 

                A Vetus II faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em conjunto com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Apenas o Estado da Bahia, que realizou operação semelhante recentemente, não participará dessa edição. 

                A apresentação dos resultados será feita após a conclusão da Operação, prevista para novembro. 

                A violência contra o idoso é crime que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. 

Canais para denunciar 

                As denúncias feitas por meio do Disque 100 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. 

Via Ministério da Justiça e Segurança Pública 

Postagens relacionadas

Prorrogada atuação da Força Nacional em área de indígenas isolados

Paulo Apurina

Senado Federal aprova aumento da idade para nomeação de ministro do Judiciário

Paulo Apurina

Venezuelano suspeito de matar compatriota chega em Manaus após ser preso em Roraima

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights