AMAZONAS

Parceria entre Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus capacita produtores na zona rural da capital

Mais de 25 produtores rurais de 10 comunidades, localizadas no ramal da Cooperativa, na zona rural de Manaus, participaram, nesta terça (26/04) e quarta-feira (27/04), do curso de qualificação em Boas Práticas de Gestão e Manejo da Piscicultura. A formação foi promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

Além dos produtores, participaram cerca de 10 alunos do Ensino Fundamental da escola municipal da localidade, para estimular a profissionalização dos jovens na zona rural de Manaus.

Com carga horária total de 16h, divididas em dois dias, com aulas teóricas e práticas, o curso foi ministrado pelo gerente de aquicultura da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Oster Machado. Na atividade, foram abordados temas como qualidade de água, manejo de peixes nos tanques e regularização ambiental.

“Demos ênfase ao monitoramento da qualidade da água, pois é o fator fundamental e preponderante para a criação de peixes. Estamos cada vez levando o conhecimento aos produtores rurais, para que eles possam desenvolver suas atividades dentro das regras e normas de melhores formas de trabalhar na piscicultura”, afirma Oster.

Iniciativa – A profissionalização faz parte do programa Manaus + Agro, da Prefeitura de Manaus, que, em parceria com o Governo do Amazonas, firmada por meio de termo de cooperação técnica, tem levado oportunidade para o produtor rural da capital, realizando cursos, treinamentos e eventos para difusão de tecnologias e para capacitação de agricultores e técnicos de polos rurais de Manaus.

A diretora do Departamento de Agricultura da Semacc, Meyb Seixas, ressalta a importância da parceria entre governo e prefeitura para levar profissionalização, e gerar produtividade, aumento de renda e melhoria na qualidade de vida dos produtores.

“É gratificante que tenhamos tido um alcance tão grande, tivemos 10 comunidades alcançadas. Além do benefício de trazermos os alunos do Ensino Fundamental, é essencial envolvermos os jovens nessa atividade, para que eles possam levar esse conhecimento para dentro da propriedade de suas famílias”, assinala Meyb.

A produtora rural Maria Onete Pereira mora há 20 anos na Comunidade Cristiano de Paula, localizada no ramal da Cooperativa. Ela, que produz hortaliças, conta que agora pretende agregar mais valor a sua produção atuando no segmento da criação de peixes.

“Estamos confiantes que isso vai dar certo. Com o apoio do governo e a da prefeitura, o pequeno produtor rural tem força para trabalhar, criar e plantar, porque saberemos que tem alguém para nos dar a mão”, avalia a produtora.

Participaram produtores dos ramais da Cooperativa, Nova Esperança do Tiú, Igarapé Açu-Tiú, Nova Luz do Tiú, Caniço, do Buriti, Cristiano de Paula, União da Vitória, Novo Paraíso, e Novo Amanhecer.

Segundo a coordenação da Semacc, o próximo curso de Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura ocorrerá no Ramal do Pau-Rosa, para os comunitários da região, nos dias 10 e 11 de maio.

FOTOS: Emerson Martins/Sepror

Postagens relacionadas

Amazonas lidera reunião de grupo de trabalho nacional sobre Segurança da Informação, em Amazonas

Jamil Maciel

Promotora Leda Mara é nomeada procuradora-geral de Justiça do MPAM

Paulo Apurina

Ministério da Saúde realiza “Mega Vacinação” contra a Covid-19 no Amazonas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights