SAÚDE

Pesquisa em vigilância: estudo do Lacen Amazonas destaca o uso de swab nasofaríngeo para o diagnóstico de tuberculose

Produção científica está contemplada no Medtrop 2023

Um estudo produzido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), destaca o uso de coleta nasofaringea (swab) como ferramenta adicional no diagnóstico da tuberculose no Amazonas. A produção científica foi contemplada no 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop) em Salvador, na Bahia, que segue até esta quarta-feira (13/09).

O trabalho descritivo foi produzido no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), que integra a fundação, por meio das gerências de Biologia Molecular e de Microbiologia, atuando como referência na região norte para o diagnóstico de tuberculose e outras micobactérias. De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o objetivo do estudo é otimizar recursos e fortalecer a vigilância laboratorial de doenças respiratórias endêmicas e emergentes no Amazonas.

“O Lacen incluiu a pesquisa de tuberculose nos casos suspeitos de Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave em amostras de swab, utilizando a técnica de RT-PCR em tempo real como teste de triagem, podendo funcionar como ferramenta auxiliar no diagnóstico de tuberculose, principalmente em pacientes com dificuldade com coleta de escarro, como crianças, idosos e internados em hospitais”, ressalta Tatyana.

O estudo incluiu 5,5 mil amostras de coleta nasofaríngeo de casos suspeitos de Covid-19 investigadas, em 2022, sendo 49 com apresentação de resultado sugestivo de tuberculose ativa. Desses 49, 13 foram a óbito. A pesquisadora Marlúcia Garrido, da Vigilância Laboratorial do Lacen-AM, destaca, ainda, que os casos sugestivos de tuberculose ativa foram investigados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) para confirmação do diagnóstico.

“Foram identificados, inclusive, casos de tuberculose em pessoas que poderiam passar despercebidas no diagnóstico pelas características semelhantes à Covid-19. O estudo demonstrou que o uso do teste de swab nasofaríngeo parece ser muito promissor para realizar o diagnóstico diferencial e contribuir para o controle da tuberculose na população da região amazônica”, acrescenta Marlúcia.

Outros estudos

Os outros trabalhos científicos do Lacen Amazonas contemplados no Medtrop estão relacionados à contribuição para o diagnóstico e vigilância de doenças por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL); o perfil de resistência à isoniazida no esquema básico de tratamento da tuberculose no Amazonas no período de 2019 a 2022; avaliação do desempenho de revisão de lâminas de gota espessa para identificação de malária; relato de casos de diagnóstico de tuberculose por meio de coleta de amostra nasofaríngeo; tutela de amostras biológicas e fluxo dessas amostras como base de informação para a vigilância em saúde.

Medtrop

O Medtrop é considerado o maior evento de caráter multidisciplinar em Medicina Tropical da América Latina. Em 2023, o evento tem como tema central: “Desafios para Medicina Tropical no Século XXI. Como enfrentá-los?”; a iniciativa é da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT).

Fonte: FVS-AM

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus orienta mães sobre amamentação no retorno ao trabalho

Paulo Apurina

Com mais de 268 mil animais vacinados, campanha antirrábica da prefeitura será prorrogada até janeiro

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus leva UBS Móvel para prestar assistência médica no Parque das Tribos

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights