MANAUS

​PRÉ-CONFERÊNCIA – Gestores, trabalhadores e usuários do SUS participam de pré-conferência de Saúde da zona Rural

A Pré-Conferência Distrital de Saúde da zona rural de Manaus foi realizada nesta segunda-feira, 13/3, com a presença de 100 participantes representando os segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz (zona Oeste), e deu início à série de cinco Pré-Conferências Distritais, que serão promovidas ao longo desta semana.

Durante a Pré-Conferência, o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Barone de Souza, destacou que as pré-conferências representam a etapa preparatória para a 9ª Conferência Municipal de Saúde (9ª Comus), que vai ser realizada entre os dias 20 e 23/3, garantindo a participação de representantes do controle social nas zonas rural, Norte, Oeste, Leste e Sul de Manaus.

“É um momento de debate em que a sociedade civil organizada, em um espaço democrático, pode discutir os problemas de saúde da cidade de Manaus, elaborando propostas para o Plano Plurianual de Saúde 2025-2028. Também é um momento em que é possível ouvir as demandas da população e elaborar propostas que serão levadas para apresentação na 9ª Comus”, destacou Lindomar Souza.

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, conselheiro Djalma Coelho, reforçou a importância das pré-conferências como forma de ampliar o tempo de discussão e qualificar o debate sobre as questões de saúde em Manaus, já que permitem o envolvimento das comunidades na zona rural e nas quatro zonas urbanas de Manaus.

“As pré-conferências antecedem a Comus e ajudam a preparar e qualificar o debate que haverá na Conferência Municipal. Representam um espaço de diálogo das políticas públicas na área da saúde, com a participação popular, o que será muito importante para o próprio Plano Municipal de Saúde, de forma que a tomada de decisão e execução de ações atendam os anseios da população”, afirmou Djalma Coelho.

Programação

A programação da Pré-Conferência do Distrito de Saúde (Disa) Rural incluiu um painel abordando o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, além de quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

Um dos debatedores foi o médico Nicolás Esteban Castro Heufemann, doutor em Saúde Coletiva que atua na Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) São Pedro (KM – 35 da AM – 010). Com 13 anos de atuação na UBSR, o médico explicou que a apresentação é uma forma de abordar questões que estimulem o debate entre os participantes.

“Eu acho que o SUS tem essa característica revolucionária, que é colocar as pessoas para conversar sobre os serviços de saúde, com o usuário trazendo suas demandas e trabalhadores, gestores e prestadores de serviço apresentando suas questões. É um espaço que precisa ser valorizado e ser envolvente para a construção do nosso SUS. O nosso papel como conferencistas é ajudar no debate, levantar questionamentos, para que depois as pessoas possam conversar a partir das discussões”, destacou Nicolás Esteban.

Segundo o diretor do Disa Rural, Rubens Santos, a zona rural de Manaus conta com sete Conselhos Locais de Saúde (CLSs), vinculados a sete Unidades de Saúde, atuando no controle social a partir de representantes de gestores, trabalhadores e usuários do SUS.

“Essa é a primeira Pré-Conferência Distrital de Saúde especificamente da zona rural, já que anteriormente era realizada juntamente com a área urbana. Então, é um momento de grande valor, mostra o processo de fortalecimento do SUS. E o papel do controle social tem sido importante para gestão por nortear as demandas das comunidades na prevenção de doenças, na promoção e proteção da saúde”, afirmou Rubens Santos.

Para o conselheiro Hellyngton de Moura, representante dos usuários da zona rural Terrestre de Manaus, a realização da primeira Pré-Conferência Distrital exclusivamente para a zona Rural representa um avanço para o controle social.

“Tudo na zona Rural é mais difícil, o acesso, infraestrutura, e a pré-conferência é importante por ser uma oportunidade para que possamos sair com ideias e propostas para a conferência municipal e também para a etapa nacional, mostrando a realidade da zona Rural para toda a sociedade”, destacou o conselheiro.

Pré-Conferências

A realização das Pré-Conferências Distritais seguirá nesta terça-feira, 14/3, com a programação do Disa Leste, no Centro Cultural Aníbal Beça, na avenida Autaz Mirim, nº 9.018, Novo Aleixo, das 7h às 17h. Na quarta-feira, dia 15/3, vai acontecer a Pré-Conferência do Disa Oeste, das 7h às 17h, na Universidade Paulista (Unip), na avenida Mário Ypiranga, Parque 10 de Novembro. Também na Unip, nesta quinta-feira, 16/3, será realizada a Pré-Conferência do Disa Sul, das 7h às 17h.

A programação do Disa Norte será realizada na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na avenida Sálvio Belota, nº 333, bairro Novo Aleixo, nesta sexta-feira, dia 17/3.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Henrique Souza / Semsa 

Postagens relacionadas

​​Pauta de julgamentos do TCE-AM terá 137 processos nesta terça-feira (21)

Vilhena

Prefeitura de Manaus entrega revitalização do espaço comunitário do conjunto Mundo Novo

Jamil Maciel

Prefeito David Almeida visita quadra reformada que será entregue para população do bairro Presidente Vargas

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights