MANAUS SAÚDE

Prefeitura de Manaus apresenta o Vacinômetro municipal em congresso internacional sobre enfrentamento à pandemia

Prefeitura de Manaus irá apresentar o Vacinômetro municipal como case de sucesso durante o 15º Congresso Internacional Rede Unida, evento que irá destacar o enfrentamento à pandemia de Covid-19. O congresso será realizado entre os dias 16 e 19/6, na cidade de Vitória (ES).

O Vacinômetro, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), será apresentado neste sábado, 18/6, pela analista de sistemas Cleudivania Lopes, criadora da plataforma, e pelo chefe de Sistemas de Gestão da secretaria, Claudenir Maia. A ferramenta pode ser acessada por toda a população por meio do link vacinometro.manaus.am.gov.br.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, afirmou que o empenho dos profissionais de TI contribuiu para o sucesso da campanha de imunização contra a doença na capital.

“Diante da pressão da sociedade por transparência no processo de vacinação, a Semsa conseguiu disponibilizar em tempo hábil um sistema que atendeu essa necessidade, contribuindo com uma melhor gestão, monitoramento e controle da campanha. Sem dúvidas, essa ferramenta foi fundamental no avanço que Manaus obteve no controle da doença através das vacinas”, disse.

A analista de sistemas Cleudivania Lopes explicou que a idealização do Vacinômetro ocorreu no início da vacinação contra a Covid-19 em Manaus, em janeiro de 2021. Em princípio, de acordo com ela, o sistema fornecido pelo Ministério da Saúde seria usado, mas diante de falhas e instabilidade, o DTI da Semsa desenvolveu uma ferramenta própria para controle da aplicação de doses e transparência aos dados, o Sistema Municipal de Vacinação (SMV).

“O sistema possibilitou um pré-cadastro da sociedade, agendamento prévio das aplicações e registro da vacina em tempo real, feito pelos profissionais da Divisão de Imunização da secretaria. Diante dessa inovação, conseguimos fornecer total transparência à sociedade em geral e aos órgãos de controle sobre a aplicação das doses contra a Covid-19, surgindo o Vacinômetro de Manaus”, explicou Cleudivania.

O chefe de Sistemas de Gestão da Semsa, Claudenir Maia, ressaltou que, desde sua criação, a plataforma passou por algumas evoluções para fornecimento de dados conforme estrutura preconizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e outras organizações independentes, como a Open Knowledge Brasil. Os dados contidos nela são usados diariamente tanto pela Semsa, para fornecer aos órgãos de Controle, quanto pela impressa, para prestar informações à sociedade.

“Será importante compartilhar a nossa iniciativa com gestores de outras localidades. Além disso, iremos assistir as apresentações de demais projetos com o intuito de trazer mais conhecimento e ideias para que a Tecnologia da Informação possa contribuir ainda mais nos processos de melhorias dos trabalhos fornecidos pela Semsa à nossa população”, declarou Claudenir.

Vacinômetro

O Vacinômetro municipal permite a visualização, em tempo real, via internet, do número de pessoas vacinadas por dose (1ª, 2ª, 3ª e 4ª), do total de vacinados por dia, além de percentuais da imunização da população da capital, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ferramenta apresenta, ainda, um gráfico com o comparativo das doses aplicadas, a cada dia de atendimento, nos pontos de vacinação da Semsa. O número de pessoas vacinadas também pode ser visualizado por grupo prioritário e faixa etária.

— — — 

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa

Postagens relacionadas

Bebê de 1 ano morre ao cair em poço no Jorge Teixeira

amazonaspix@gmail.com

Prefeitura de Manaus lança projeto-piloto ‘Documentando a Pedagogia da Infância’ no Cmei Francisco Pereira

Jamil Maciel

Ageman solicita que concessionária de água apresente solução para problemas de baixa pressão no conjunto Nova República

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights