MANAUS

Prefeitura de Manaus alinha ações de secretarias com IBGE para participação no Censo 2022

Prefeitura de Manaus será parte fundamental no compartilhamento de dados de georreferenciamento, mapas, cartográficos e de referência demográfica para o Censo 2022. E nesta quarta-feira, 30/3, diversas secretarias e autarquias municipais participaram da primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo na capital, com representantes da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As reuniões do Censo são realizadas em todos os municípios e, no Amazonas, mais de 90% deles já tiveram a primeira rodada de encontro, com presença dos principais agentes da população de cada cidade.

Dentre suas principais atribuições estão: apreciar os mapas para fins estatísticos elaborados pelo IBGE para orientar as equipes de campo e a divulgação de resultados; promover a divulgação do Censo Demográfico junto à comunidade; e colaborar na instalação dos postos de coleta, auxiliando na disponibilização da infraestrutura necessária à coleta de dados e no deslocamento das equipes nas áreas rurais.

As Gerências de Mobilidade Urbana (GMU) e de Informação de Geoprocessamento (GIG) participaram representando o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com sua estrutura de geo, base cartográfica e banco de dados colaborativo, integrando e compartilhando informações entre as secretarias municipais. Uma das ferramentas de edição é o ArcGIS, que permite um melhor desempenho em relação ao trabalho dos setores técnicos e nas ações integradas de planejamento, desenvolvimento de projetos e fiscalização de forma mais adequada e sustentável para a cidade e para as demandas da população.

O Implurb faz levantamentos do sistema viário, topografia, curvas de nível, construções e tipologias, áreas consolidadas e mobiliários urbanos públicos, reunindo imagens, vetorização para mapas e fotogrametria, além de mosaicos de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.

“Ferramentas tecnológicas ajudam na evolução da gestão pública e na eficiência. É preciso ter conhecimento técnico, virtual e atualizado do nosso espaço geográfico, com mapas mais precisos, detalhados, temáticos e que permitem observar a cidade em várias camadas e escalas para intervenções”, comentou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) também esteve no encontro. Para o diretor administrativo e financeiro da autarquia, Amiraldo Braga, os dados do Censo vão auxiliar na atualização de metas e dos investimentos a serem realizados pelas concessionárias dos serviços públicos essenciais regulados. Ele assegurou que a instituição deverá prestar o apoio necessário à operação censitária na capital.

“Com os dados demográficos atualizados, as concessionárias que atuam com os serviços regulados terão condições de projetar seus investimentos e ações dentro de um cenário mais realista, sobretudo porque o último censo foi realizado em 2010 e estamos com uma defasagem de mais de uma década, ao mesmo tempo, reafirmamos o nosso compromisso com a realização desse importante processo, seja na disponibilidade de infraestrutura, seja na comunicação das ações do Censo, como forma de conscientizar os usuários para a necessidade de adesão”, afirmou Braga.

Pela Prefeitura de Manaus estiveram presentes equipes das secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (Semsa), Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Casa Militar.

Apresentada pelo chefe do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes, e com a presença dos coordenadores do Censo no Estado, a reunião contou ainda com a participação das autoridades locais (dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário), além de representantes de associações, sindicatos, lideranças comunitárias e outros segmentos que possam de alguma maneira apoiar a operação censitária no município.

O Censo

O Censo Demográfico 2022 terá início no dia 1º de agosto, sendo a maior operação de recenseamento já organizada no país. O objetivo do Censo é contabilizar toda a população e, para isso, serão visitados mais de 1 milhão de domicílios, no Amazonas. No total, mais de 3 mil pessoas trabalharão na operação censitária, no Estado. Somente em Manaus serão 1.495 recenseadores envolvidos.

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Retratar o Brasil que está entrando numa nova década é um desafio para o IBGE. Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Estas e muitas outras perguntas serão respondidas pelo Censo Demográfico que o IBGE realizará em 2022.

Os resultados do Censo 2022 vão refletir a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb e Tereza Teófilo/Ageman

Fotos – Divulgação / IBGE

Postagens relacionadas

Camila Silva é a nova secretária da Semcom e Jack Serafim assume assessoria de imprensa da campanha de David

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus disponibiliza bolsistas para reforçar atuação do IMMU

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus lança novas turmas do curso ‘Elaboração de Projetos para Captação de Recursos’

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights