SAÚDE

Prefeitura de Manaus assina acordo de cooperação técnica para a área da saúde

A Prefeitura de Manaus assinou, nesta terça-feira, 23/8, acordo de Cooperação Técnica com o governo do Amazonas, que formaliza relação de reciprocidade institucional entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e as fundações de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Centro de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), e Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Pelo contrato, até 200 servidores da Semsa Manaus poderão ser disposicionados para executar atividades nestes órgãos e, ao mesmo tempo, a SES-AM poderá colocar à disposição da Semsa Manaus a mesma quantidade de servidores para atuarem na atenção básica de saúde. A vigência da disposição será de 48 meses, que podem ser prorrogados por iguais e sucessivos períodos.

Logo após a assinatura do documento pela gestão da Semsa, o termo de convênio seguiu para assinatura dos representantes da SES e demais fundações de saúde.

Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o acordo é um avanço porque permite que o disposicionamento de servidores, que antes tinha a duração de 12 meses, fosse ampliado para 48 meses.

“Nós já tínhamos acordos com a Secretaria de Estado de Saúde e agora conseguimos incluir as fundações Cecon, de Medicina Tropical e FVS. É muito importante ter esse reforço porque a saúde pública é reforçada com a entrada dos servidores. O acordo já foi assinado aqui na Semsa e daqui seguiu para a assinatura dos gestores de cada instituição”, explicou.

O acordo de cooperação mútua é um instrumento que permite o fortalecimento da atenção básica, executada pela Semsa, e também o reforço dos serviços da média complexidade, de responsabilidade do Governo do Estado.

O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, assinalou que, além dos benefícios para as instituições envolvidas, o acordo permite que a situação funcional dos servidores seja regularizada.

“Além do disposicionamento mútuo, o acordo regulariza a situação do plano de cargos, carreiras e salários para que os servidores não tenham problemas nas promoções, progressões e aposentadorias”, disse.

O convênio estabelece que cada órgão seja responsável pelo ônus dos servidores disposicionados, ou seja, não há transferência de recursos financeiros entre os participantes.

Fonte: Semsa

Foto: Henrique Souza

Postagens relacionadas

Médicos alertam para alta incidência de pedras nos rins no verão

Jamil Maciel

Em 90 dias, veículos de unidades de resgate do Corpo de Bombeiros atenderam mais de 580 ocorrências na capital

Jamil Maciel

Amazonas registra dois casos de Flurona, coinfecção por Covid-19 e Influenza A (H3N2)

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights